Cidades com área de risco poderão ser obrigadas a ter plano diretor



As cidades com áreas de risco poderão ser obrigadas a elaborar e aprovar um plano diretor, no prazo de cinco anos, como forma de evitar desastres provocados por ocupação irregular do solo. A proposta (PLS 23/11), que altera o Estatuto das Cidades, é do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e deverá ser votada na quarta-feira (11) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em caráter terminativo . O projeto tem parecer favorável do relator, senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Lindbergh entende que a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e várzeas de rios, não ocorre apenas nas grandes cidades, mas também nas pequenas, que não são obrigadas a aprovar um plano diretor de ordenamento territorial.

Para o senador, o combate à ocupação irregular do solo é o principal instrumento de prevenção de tragédias como a ocorrida na região serrana do estado do Rio de Janeiro, no início deste ano. O senador acredita que um plano diretor de conteúdo simplificado conteria a ocupação das áreas de risco em cidades menores.

O relator Ciro Nogueira considera inconcebível que áreas sensíveis possam ser ocupadas sem qualquer planejamento, colocando em risco não apenas seus moradores, mas também os vizinhos e a população em geral. Ele assinala que, apesar disso, ainda há amplas áreas do território nacional que não dispõem de plano urbanístico, o que as deixa vulneráveis a uma ocupação predatória do solo.

- A rigor, toda a ocupação do território nacional deveria ser planejada, mediante a aprovação de planos diretores municipais, orientados por planos estaduais e federais de ordenamento territorial - afirma no relatório.



06/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Todas as cidades poderão ser obrigadas a elaborar plano diretor

Servidores federais da área de segurança poderão receber por risco de vida

PEC OBRIGA PLANO DIRETOR PARA PEQUENAS CIDADES

Municípios com áreas de risco terão de elaborar plano diretor até dezembro de 2016

Jefferson Praia defende plano diretor para pequenas cidades

Concessionárias poderão ser obrigadas a instalar rede subterrânea de energia