Todas as cidades poderão ser obrigadas a elaborar plano diretor



Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/09) aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (10), tem o objetivo de obrigar todas as cidades brasileiras a elaborar planos diretores. Atualmente, o texto constitucional faz essa exigência apenas para cidades com mais de 20 mil habitantes. A matéria segue agora para o Plenário do Senado.

Aprovado pela Câmara de Vereadores local, o plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Autor da PEC 39/09, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) recordou, na justificação da proposta, que a percepção da necessidade de institucionalizar o planejamento urbano foi o que levou os constituintes de 1988 a determinarem a edição de uma lei federal de diretrizes da política urbana e a tornarem obrigatória a elaboração de um plano diretor para as cidades com mais de 20 mil habitantes.

Mas, ao definir a população mínima de 20 mil habitantes como critério, a Constituição teria deixado de alcançar, segundo Jefferson Praia, "milhares de municipalidades que se mantêm inertes em relação ao planejamento de seu desenvolvimento urbano".

O relator da PEC 39/09 na CCJ, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), apresentou voto favorável à matéria, argumentando que o processo de desenvolvimento e de expansão urbana deve ser ordenado desde o seu início, inclusive nas pequenas localidades.

Simone Franco e Rita Nardelli / Agência Senado



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidades com área de risco poderão ser obrigadas a ter plano diretor

Municípios com áreas de risco terão de elaborar plano diretor até dezembro de 2016

PEC OBRIGA PLANO DIRETOR PARA PEQUENAS CIDADES

Jefferson Praia defende plano diretor para pequenas cidades

Concessionárias poderão ser obrigadas a instalar rede subterrânea de energia

Escolas de educação básica poderão ser obrigadas a exibir filmes nacionais