Ciro cresce e embola a disputa com Serra
Ciro cresce e embola a disputa com Serra
- O candidato da Frente Trabalhista à Presidência, Ciro Gomes, subiu de 16% para 18% e embolou a disputa pelo segundo lugar em pesquisa Vox Populi divulgada ontem. O tucano José Serra perdeu quatro pontos e tem 17%, na terceira posição, em empate técnico. Lula continua à frente: subiu de 38% para 39%. Anthony Garotinho, do PSB, foi de 11% para 12%. A subida de Ciro coincide com sua fase de maior exposição na TV.
- A Polícia Federal divulgou carta do PT ao presidente Fernando Henrique, na qual o partido sugere o uso do grampo na apuração da morte do prefeito de Santo André Celso Daniel. A PF espera, com isso, pôr fim às suspeitas de atuação política.
Exame de DNA feito pelo Laboratório de Bioquímica da UFRJ confirmou ontem que um fragmento de costela, achado num cemitério clandestino no Complexo do Alemão, é do jornalista Tim Lopes.
Há um mês, ele foi torturado e executado pela quadrilha do traficante "Elias Maluco" quando fazia reportagem sobre um baile funk. O velório de Tim será realizado no domingo na Assembléia Legislativa e depois ele será enterrado no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
- As mordomias nas penitenciárias de Bangu nunca acabam. Ontem foram achados 14 celulares e um quilo de cocaína numa casa de custódia.
- A Justiça aceitou denúncia contra o pagodeiro "Belo", que responderá por associação para o tráfico, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.
- Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação revela que existe consumo de drogas dentro das dependências de 22,4% das escolas do Rio, número próximo da média nacional. A decisão do Colégio Rio de Janeiro de expulsar uma aluna de 16 anos flagrada com cheirinho-da-loló dividiu ontem alunos e pais.
- O Governo não vai aceitar mudança na MP do Esporte, segundo afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte e Turismo, José Luiz Portela: "Não tem qualquer chance de o texto ser alterado", afirmou, em reação às declarações do relator da medida, Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ), que propôs mudanças favoráveis aos cartolas.
Colunistas
PANORAMA POLÍTICO - Tereza Cruvinel
- O efeito Santo André não derrubou Lula nem o terrorismo econômico acertou no pé de Serra. Ciro Gomes cresceu de 16% para 18% na pesquisa Vox Populi depois de reinar sozinho na TV em dias de audiência maximizada pela Copa do Mundo. Está claro que a polarização Lula-Serra ainda não se firmou e que por isso mesmo Serra e Ciro lutarão com unhas e dentes pelo segundo lugar.
Editorial
"A LETRA DA LEI"
- Entre tantas penosas circunstâncias que cercaram a tortura e o assassinato do jornalista Tim Lopes, destaca-se um fato verdadeiramente chocante: o traficante "Elias Maluco", que comandou a sinistra farsa de julgamento e execução de Tim, já esteve na cadeia, durante três anos: de 1997 a 2000. Tinha sido preso precisamente por tráfico de drogas.
Mas em julho de 2000 ele foi posto em liberdade condicional, graças a um hábeas corpus que lhe foi concedido pelo desembargador Salim Chalub. Voltou imediatamente à atividade - como outros criminosos libertados pela Justiça.
A inexistência de um sistema apropriado de acompanhamento de detentos em liberdade condicional recomendaria, no mínimo, maior cautela no uso desse instituto. (...) (pág. 6)
Topo da página
07/06/2002
Artigos Relacionados
Ciro reage a ataque de Serra, que revida e polariza disputa
No voto, Ciro Nogueira vence disputa para 3º secretário da Mesa
Ciro e Serra
Tasso comunica ao PSDB que sairá da disputa contra Serra
Garotinho disputa com Serra 2º lugar; Lula segue na frente
Lula cresce e abre 10 pontos sobre Ciro