Ciro sobe 7 pontos e encosta em Serra








- Ciro sobe 7 pontos e encosta em Serra

- O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, subiu sete pontos percentuais e está tecnicamente empatado em segundo com José Serra (PSDB), aponta pesquisa do Datafolha.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança, com 38% - uma oscilação negativa de dois pontos em um mês Serra, que tinha 21%, está com 20%. Ciro subiu de 11% para 18%. Anthony Garotinho (PSB) foi de 16% para 13%.

O levantamento tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi realizado na quinta e na sexta-feira.

Ciro era o único candidato que ainda não havia usado o temo partidário na TV desde julho de 2001. No mês passado, teve 102 minutos de exposição - reservados aos horários do PPS, do PDT e do PTB, partidos que formam sua coligação.

No segundo turno, o candidato do PPS se sai melhor contra Lula do que Serra. Ciro tem 44%, empate técnico com os 47% do petista. O candidato tucano perde de 50% a 40%.

A avaliação de Fernando Henrique Cardoso ficou estável, mas cresceu o pessimismo em relação à economia. (pág. 1 e cad. Brasil)

- Um dos três vice-presidentes do Afeganistão, Haji Abdul Qadir, foi morto a tiros em emboscada na capital, Cabul. A morte é mais um golpe contra os esforços do presidente Hamid Karzai de conduzir o explosivo país em direção a eleições pacíficas daqui a 18 meses.

A polícia diz que dois pistoleiros dispararam contra o carro de Qadir, veterano comandante militar e líder da etnia majoritária pashtu. (pág. 1 e A17)

- Estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária detectou em ao menos cinco portos brasileiros a presença do vibrião do cólera na água de lastro de navios - quando saem vazias para buscar mercadorias em outros países, as embarcações armazenam água do mar nos porões para dar estabilidade. À medida que é carregado, o navio devolve ao mar a água armazenada, podendo contaminar a área. (pág. 1, C1 e C3)

- (Washington) - O Brasil passa hoje pela terceira fase de um período de estabilidade grave, diz o novaiorquino Mohamed El-Erian, 43, o mais celebrado administrador de fundos de renda fixa de mercados emergentes.

Efeito desse estágio, para ele, é o contágio, já que a venda de títulos brasileiros tem impacto em papéis de outros países. O mercado quer saber se haverá fortalecimento de instituições econômicas, afirma. (pág. 1 e B4)

- Com 2,6 milhões de mulheres a mais do que homens, o Brasil é visto como paraíso masculino. Um "guia do solteiro no Brasil", publicado nos EUA, diz que homem é disputado como mercadoria e que estrangeiro é valorizado. (pág. 1)


Colunistas

PAINEL

O PSDB prometeu ao PFL que o partido terá dois ministérios num eventual governo Serra. Um dos cargos iria para o grupo de César Maia (RJ). O outro, para dirigentes do NE. Pelo menos 14 diretórios pefelistas estão com o tucano. Mas Jorge Bornhausen e ACM preferem Ciro.

  • Com a promessa de ministérios, Serra tenta segurar o PFL no momento em que Ciro o ameaça nas pesquisas. O tucano teme que Jorge Bornhausen e ACM consigam arrastar o restante do partido para o palanque do candidato do PPS.

  • César Maia (RJ) joga todas as suas fichas na eleição de Serra. O prefeito do Rio aposta que, se o tucano for eleito, conseguirá assumir o controle da máquina do PFL, pois ACM e Jorge Bornhausen ficariam fragilizados por terem apoiado Ciro (PPS). (pág. A4)


    Editorial

    O FIM DE UMA ETAPA

    A configuração do quadro eleitoral revelada pela mais recente pesquisa do Datafolha marca o final de um estágio preliminar na disputa pela sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso.
    Não há registro na história recente de processo que tenha começado tão cedo e cujos pontos de inflexão tenham sido tão intimamente relacionados ao tempo de exposição dos pré-candidatos no rádio e na TV. E o principal resultado da enquete que este jornal publica hoje é mais uma prova desse último fenômeno.

    O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, que na sondagem anterior aparecia na quarta colocação com 11%, subiu sete pontos percentuais e se encontra no segundo lugar empatado tecnicamente com o candidato governista José Serra, cuja intenção de voto oscilou de 21% para 20%.

    A preferência por Luiz Inácio Lula da Silva parece que não sofreu grandes danos cm as notícias sobre um esquema de propinas montado na prefeitura de Santo André. O petista, que no início de junho aparecia com 40%, agora soma 38%. (...) (pág. A2)


    Topo da página



    07/07/2002


    Artigos Relacionados


    Ciro sobe 10 pontos e petista tem queda de 5

    Lula cai quatro pontos e Ciro sobe sete, diz Ibope

    Serra sobe e Ciro cai

    Serra está a 4 pontos de Ciro

    Ciro cai 4 pontos e empata com Serra em 17%

    Lula sobe e abre 25 pontos sobre Serra