Cláudio Fonteles fala de crime organizado na Subcomissão de Segurança



Por iniciativa conjunta dos senadores Magno Malta (PL-ES) e Demostenes Torres (PFL-GO), a Subcomissão Permanente de Segurança Pública convidou o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, a participar do ciclo de audiências públicas sobre crime organizado, lavagem de dinheiro e narcotráfico. Fonteles irá debater o tema no colegiado na terça-feira (9), às 18h.

Na semana passada, a subcomissão promoveu o quarto debate sobre a matéria com o criminalista Cezar Roberto Bittencourt, o juiz Luiz Fernando Vidal e a advogada Maria Thereza Rocha de Assis Moura. Os três convidados centraram sua análise nos dispositivos dos projetos de lei do Senado (PLS 67/1996 e PLS 118/2002) que dispõem sobre as organizações criminosas, os meios de obtenção da prova e o procedimento criminal a ser seguido na prática desses delitos.

Uma opinião unânime entre os convidados foi a necessidade de se aperfeiçoar a definição da prática de crime organizado, sob pena de se inviabilizar a aplicabilidade da lei. Todos compartilharam ainda a preocupação quanto à proposta de infiltração de policiais em organizações criminosas e criticaram o instituto da colaboração premiada, que prevê a dispensa da ação penal sem a anuência prévia do juiz.

A expectativa do presidente da Subcomissão de Segurança Pública, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), é apresentar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) , até o final do mês, projeto de consolidação de legislação específica destinada a regular a prática do crime organizado, da lavagem de dinheiro e do narcotráfico.

05/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de Segurança promove audiências sobre crime organizado

Subcomissão de Segurança debate projeto sobre crime organizado

Especialistas na área penal discutem crime organizado na Subcomissão de Segurança

Subcomissão de Segurança fará simpósio para discutir legislação específica para o crime organizado

Crime Organizado é tema da Subcomissão

Crime Organizado é tema da Subcomissão