Subcomissão de Segurança fará simpósio para discutir legislação específica para o crime organizado
A Subcomissão Permanente de Segurança Pública decidiu nesta quinta-feira (29) realizar, no prazo máximo de 30 dias, um simpósio destinado a discutir uma legislação diferenciada para o narcotráfico e o crime organizado. A proposta apresentada pelo senador Magno Malta (PL-ES) baseia-se na lei antimáfia, criada na Itália, e que prevê a prisão perpétua como punição para os crimes considerados mais graves como seqüestro e estupro, entre outros.
- Estou propondo que aproveitemos a experiência da Itália. Resta-nos termos humildade com os que já viveram o mesmo sofrimento e acabaram descobrindo a roda em termos de segurança pública - afirmou Magno Malta.
O simpósio, conforme o senador, será uma oportunidade para um amplo debate sobre uma nova legislação com a qual o Poder Legislativo propiciará ao Judiciário os instrumentos capazes de promover um -combate duro- ao narcotráfico e ao crime organizado.
Magno Malta antecipou que convidará para o simpósio os procuradores anti-máfia de Roma e da Sicília. Também serão chamados o ministro da Justiça, Marcio Tomaz Bastos; o secretário Nacional de Segurança Pública, Luis Eduardo Soares; jornalistas como Alexandre Garcia, Caco Barcelos e William Wack, e pessoas -traumatizadas pela violência-, a exemplo de Glória Pérez, mãe da atriz Daniela Pérez, assassinada em 1992, e o procurador Pedro Takues, do Mato Grosso.
Magno Malta viajará na próxima quarta-feira (4) para a Amazônia como integrante de uma comissão formada por deputados e senadores, que irá conhecer as operações feitas pela Polícia Federal voltadas para impedir que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) continue se infiltrando naquela região para realizar treinamentos e exercícios de resgate.
O presidente da Subcomissão de Segurança, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que vem sofrendo pressão da população, por meio de e-mails, que chegaram a 2.500 só no último mês. Essa situação, disse o senador, levou-o a convocar a reunião extraordinária desta quinta-feira, para definir formas de agilizar a tramitação das matérias discutidas no âmbito da subcomissão, que é parte da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
29/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão recolhe colaborações do Ministério Público para legislação contra crime organizado
Cláudio Fonteles fala de crime organizado na Subcomissão de Segurança
Subcomissão de Segurança promove audiências sobre crime organizado
Subcomissão de Segurança debate projeto sobre crime organizado
Especialistas na área penal discutem crime organizado na Subcomissão de Segurança
CCJ fará audiência para aprofundar discussão sobre repressão ao crime organizado