CMA aprova criação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural



Projeto que institui a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), visando integrar ações direcionadas ao campo, foi aprovado pela Comissão de Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) nesta terça-feira (6). A matéria (PLS 258/2010) segue para as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), nesta última em decisão terminativa.

O autor do projeto, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), explica na justificação que a PDBR visa contribuir para a superação da pobreza e das desigualdades sociais nos territórios rurais, promovendo ainda o desenvolvimento sustentável do campo.

O texto estabelece regras para a elaboração do PDBR, que consolidará a estratégia de desenvolvimento rural sustentável, e prevê a criação do Sistema Nacional de Informações sobre o Desenvolvimento do Brasil Rural, que reunirá informações sobre o setor.

Conforme o autor, o projeto é resultado de dez anos de trabalho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Para Valadares, “trata-se de uma política que poderá ser considerada o verdadeiro ‘PAC social’ do meio rural brasileiro”, por prever a integração das iniciativas de desenvolvimento rural.

Valadares considera necessário “superar a visão do rural como espaço residual do urbano e associado exclusivamente à produção agropecuária”. Conforme observa, o rural deve ser considerado como “espaço de produção, espaço de relação com a natureza e espaço de produção e reprodução de modos de vida diferenciados”. O relatório do senador Anibal Diniz (PT-AC) foi favorável ao projeto.

A CMA aprovou ainda requerimento de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da comissão, sugerindo a realização de evento internacional denominado “Colóquio sobre o Princípio do Retrocesso Ambiental”. O evento, em data ainda a ser definida, será feito em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União, a Embaixada da França, o instituto O Direito Por um Planeta Verde e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UINC).

Fidelização em telefonia

Para atender pedido de vista do senador Romero Jucá (PMDB-RR), Rollemberg suspendeu o exame de projeto que estabelece mais exigências à imposição de cláusulas contratuais de fidelização ao consumidor em contratos de serviços de telecomunicação. A proposta (PLS 559/2011), do senador Gim Argello (PTB-DF), conta com parecer favorável do relator, senador Clovis Fecury (PMDB-MA).

Teor calórico

Jucá foi também autor do voto contrário que, acompanhado pela maioria, resultou em parecer pela rejeição de projeto que sugeria a inclusão de informação em embalagens de bebidas açucaradas sobre seu valor calórico, além de frase de advertência sobre os riscos do produto à saúde (PLS 196/2007). De autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT), a matéria contava com relatório favorável, elaborado por Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

De acordo com Jucá, já existe legislação e portarias ministeriais abordando de forma adequada a rotulagem de produtos alimentícios, inclusive no que se refere ao teor de açúcar e valores diários adequados ao consumo. Com parecer contrário, a matéria seguirá agora para exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Subcomissão da Água

A Subcomissão Permanente da Água, integrada à CMA, em sua primeira reunião no ano, elegeu o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) como presidente para o novo biênio. A reunião aconteceu após o encerramento dos trabalhos da CMA.

Gorette Brandão e Iara Altafin



06/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova Política de Desenvolvimento do Brasil Rural

Valadares apresenta projeto propondo a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural

Política de desenvolvimento rural está na pauta da CCJ

Serys destaca criação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional

CRA aprova criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Brasil troca experiências bem-sucedidas de desenvolvimento rural em congresso na Colômbia