Política de desenvolvimento rural está na pauta da CCJ



Projeto que institui a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), visando integrar ações direcionadas à área rural, está na pauta de seis itens da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de quarta-feira (11).

Segundo o autor da proposta (PLS 258/10), senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), a PDBR visa contribuir para a superação da pobreza e das desigualdades sociais nos territórios rurais, promovendo também o desenvolvimento sustentável do campo. Prevê também a criação do Sistema Nacional de Informações sobre o Desenvolvimento do Brasil Rural, que reunirá dados sobre o setor.

Publicidade

A CCJ também deve votar na quarta proposta que regulamenta a publicidade de leis, com objetivo de preencher lacunas na aplicação de normas jurídicas de municípios desprovidos de veículos de comunicação oficial, situação que acaba sendo levada à Justiça.

O projeto (PLS 162/2010), de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS),estabelece que a publicação da lei deverá ser feita em veículo oficial de comunicação pelo ente federado que o possua, até o dia seguinte ao da promulgação da lei, exceto seocorrer em uma sexta-feira. No caso de ente federado que não possua veículo de comunicação oficial, a lei deverá ser publicada em pelo menos um jornal de circulação local ou regional regular, se houver, devendo também ser afixada, no dia seguinte à sua promulgação, em prédios públicos e logradouros de grande circulação.

Justiça do Trabalho

Também estão na pauta da CCJ de quarta-feira dois projetos de lei da Câmara (PLC 5/2011 e 4/2011) prevendo a criação, respectivamente, de 68 Varas do Trabalho em São Paulo e duas no Maranhão. Ambas as propostas são de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e receberam apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sabatinas

A CCJ também realizará uma reunião extraordinária na terça-feira (10) a partir das 10h, para sabatinar e votar, em eleição secreta, três indicações para cargos de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ricardo Villas Bôas Cueva, Antonio Carlos Ferreira e Sebastião Alves dos Reis Júnior foram indicados pela Presidência da República para substituir, respectivamente, os ministros Nilson Vital Naves, Antônio de Pádua Ribeiro e Humberto Gomes de Barros, que estão se aposentando.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova Política de Desenvolvimento do Brasil Rural

CMA aprova criação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural

Criação do Estatuto do Produtor Rural está na pauta da CRA

Projeto que incentiva o turismo rural está na pauta da CAS

Política de extensão rural para agricultura familiar abre pauta do Plenário

Prorrogação do prazo para aposentadoria por idade do trabalhador rural está na pauta da CRA