CMA deve votar projeto que obriga os bancos a tornarem disponíveis aos seus clientes informações cadastrais



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) analisa nesta terça-feira (12), a partir das 11h30, projeto de autoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF) que obriga os bancos a tornarem disponíveis aos seus clientes, por meio eletrônico e de forma gratuita, informações sobre operações de crédito contratadas nos últimos cinco anos.

- Atualmente, existem no Congresso Nacional projetos de lei para disciplinar os bancos de dados de proteção ao crédito e de relações comerciais com a instituição de cadastro positivo. No entanto, falta a obrigatoriedade para que instituições financeiras forneçam as informações cadastrais de seus clientes eletronicamente como incentivo a uma maior utilização por parte dos consumidores, pessoas físicas e jurídicas, em especial as microempresas e as empresas de pequeno porte - argumenta o senador.

O projeto (PLS 538/07) já foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) em 28 de novembro do ano passado. Nessa comissão, a proposta recebeu voto favorável com emendas do relator, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA).

Para proteção dos usuários, as emendas de Antonio Carlos Júnior determinam que o cliente seja informado sobre a existência do cadastro no ato de contratação do crédito e que as informações cadastrais sejam fornecidas exclusivamente ao titular da operação.

O senador ressalta que o propósito do projeto é facilitar o acesso do cliente às suas operações de crédito, sem permitir que tais informações se tornem públicas. Adelmir Santana argumenta ainda que a medida poderá ser implementada sem custos adicionais para os bancos, o que deverá assegurar a gratuidade dos serviços.

Após ser analisada pela CMA, a proposição será votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.



11/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que obriga bancos a tornar disponíveis a clientes suas informações cadastrais

CCT vota projeto que obriga fabricantes de equipamentos de escuta telefônica a informar à Polícia Federal quem são seus clientes

PATROCÍNIO EXIGE QUE BANCOS GARANTAM INFORMAÇÕES PESSOAIS DE CLIENTES

CCJ vota requerimento solicitando informações sobre sonegação da CPMF por clientes de bancos

CCT deve votar projeto que obriga emissoras a divulgar mensagens contra exploração sexual de crianças

Comissão vota projeto que obriga lojas virtuais a divulgar canais de relacionamento com clientes