PATROCÍNIO EXIGE QUE BANCOS GARANTAM INFORMAÇÕES PESSOAIS DE CLIENTES
Patrocínio revelou que, em apenas uma delegacia de um bairro da cidade de São Paulo, seis pessoas foram detidas portando 35 cartões clonados de contas bancárias e elevada importância em dinheiro, comprovadamente retirado de caixas eletrônicos. "De forma curiosa, esses cartões não continham a identificação dos clientes, mas apenas a tarja magnética e uma fita adesiva indicando os números da conta corrente e da senha", explicou.
- Para o Departamento de Investigação sobre Crimes Patrimoniais (Depatri), segundo o depoimento de um dos seus delegados, as investigações têm demonstrado que, considerando-se 90% das ocorrências de crime de estelionato, como se configura a utilização de cartões bancários falsificados, foi, em alguns casos, levantada a suspeita de participação de funcionários dos próprios estabelecimentos bancários, que estariam divulgando para as quadrilhas os números de senhas e outras informações sigilosas a respeito de seus correntistas - assinalou.
Para a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), continuou o senador, o banco fornecedor do cartão e da conta corrente, tem que responder pelos serviços que não fornecem a segurança ao consumidor, que, tendo saques indevidos em sua conta, deve pedir o reembolso da quantia pelo banco, ou recorrer à Justiça para obter a devolução.
13/04/2000
Agência Senado
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