CMA pode votar limites à emissão de CO2 por veículos fabricados no Brasil
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) iniciou sua reunião deliberativa desta terça-feira (27). Entre os 21 itens da pauta, está o projeto de lei que estabelece níveis máximos de emissão de dióxido de carbono ( CO2) em veículos fabricados no Brasil.
A proposta (PLS 55/2008), de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), será analisada em caráter terminativo. De acordo com o texto, o limite será de 120 gramas de CO2 por quilômetro para os veículos leves fabricados a partir de 2016, e 95 gramas para os fabricados a partir de 2020.
O projeto foi modificado pelo relator, Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O texto original previa a redução de 10% no consumo de combustíveis nos veículos produzidos no país, em relação aos valores verificados na data da publicação da nova lei.
O relator entendeu que haveria problemas na aferição de tais valores, por não haver um método universalmente aceito e por haver variação de consumo entre os diversos modelos . “Dessa maneira, torna-se praticamente impossível ao poder público averiguar se as montadoras estão cumprindo tal exigência”, disse Flexa Ribeiro.
Clonagem de animais
A comissão analisa ainda, em decisão terminativa, projeto de lei (PLS 73/2007) que regulamenta as atividades de produção, importação, comercialização, fiscalização e pesquisa de material genético animal e clones domésticos de interesse zootécnico.
A matéria já foi aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
TCU
Outra matéria que poderá ser votada em decisão terminativa pela CMA é o projeto de lei que prevê a realização de auditorias pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas agências reguladoras.
De acordo com a proposta (PLS 438/2007), as auditorias operacionais deverão ser periódicas e buscarão avaliar o desempenho da agência e de seus diretores. Ao final, os processos serão enviados ao Senado e à Câmara dos Deputados.
Mais informações a seguir
27/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMA analisa limites na emissão de dióxido de carbono para veículos fabricados no país
CMA pode votar limites para pulverização aérea de lavouras
CMA vota projeto que limita emissão de CO2 por carros fabricados a partir de 2016
Venda de produtos fabricados com material reciclado pode ficar livre de Cofins e PIS/Pasep
Airbags e freios ABS passam a ser obrigatórios em carros fabricados no Brasil
CMA aprova exigência de informações sobre emissão de gases em documentos de veículos