CMO deve votar convocação do ministro das Cidades para esclarecer liberação de emendas




Danilo Forte diz que o Ministério das Cidades usa critérios pouco claros para liberar emendas

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) quer convocar o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para que ele explique os critérios adotados para definir os empenhos referentes às emendas parlamentares. O requerimento ao representante do Executivo está na pauta da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que tem duas reuniões marcadas para esta terça-feira (18), às 10h e às 14h30.

Conforme o deputado, o Ministério tem se utilizado de critérios pouco claros para a realização dos empenhos, privilegiando algumas emendas em detrimento de outras. Na semana passada, o líder do PSD na Câmara, Moreira Mendes (RO), já havia se queixado do Ministério das Cidades e cobrou o empenho de R$ 19,6 milhões em emendas. Segundo ele, os recursos são principalmente para obras de infraestrutura e desenvolvimento urbano.

Controvérsias

As emendas continuam sendo motivo de questionamentos neste início de ano na CMO. Na última quarta-feira (12), em meio a suspensões e adiamentos de reuniões, os parlamentares cogitaram um convite à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Por falta de acordo político, o requerimento não chegou a ser colocado em pauta.

Os parlamentares estão preocupados principalmente com o cumprimento do chamado Orçamento Impositivo, que obriga o governo a pagar integralmente as emendas destinadas às suas bases eleitorais. Metade do valor vai necessariamente para a área de saúde pública. Antes desse mecanismo, as emendas chegavam a ser inscritas no Orçamento, mas o dinheiro não era necessariamente liberado pelo Executivo. O Orçamento Impositivo foi aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, cujo relator foi Danilo Forte.

Contas

Também estão na pauta desta terça-feira, as prestação de contas do governo de Luis Inácio Lula da Silva de 2009 e do primeiro ano do governo Dilma Rousseff (2011). Na semana passada, esses itens foram excluídos da pauta a pedido do deputado Claudio Cajado (DEM-BA).



17/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA CONVOCAÇÃO DE MINISTRO PARA ESCLARECER AROS

Comissões votam convocação de ministro para esclarecer denúncias de irregularidades em licitações

Ministro das Cidades fala na CDR sobre liberação de recursos

Mercadante: ministro da Justiça deve esclarecer denúncias da "Veja"

Comissão deve votar nesta terça liberação de recursos para áreas atingidas por desastres

PLENÁRIO DEVE VOTAR AMANHÃ (TERÇA) PRIMEIRA EMENDA DA CONVOCAÇÃO