Código Florestal: Paulo Davim responde a ruralistas



Ao discutir o novo Código Florestal (PLC 30/2011), o senador Paulo Davim (PV-RN) exaltou o valor do patrimônio natural brasileiro, afirmando que o empenho de entidades de classe e organizações não governamentais (ONGs) na discussão da matéria reflete "zelo e cuidado" com o meio ambiente. O parlamentar repeliu conceitos errados que se fizeram contra os ambientalistas desde o início do debate sobre o Código Florestal, e afirmou que ambientalistas não se opõem ao agronegócio.

- Quem dos brasileiros não torce e não vibra com o crescimento do país e com a pujança de sua produção agrária? Todos nós torcemos por isso. Reconhecemos a importância do agronegócio para o PIB brasileiro - disse o senador, que também lembrou a posição da comunidade científica, contrária ao texto em votação. 

Davim classificou como "bravata" o conceito de que é preciso desmatar para aumentar a produção: apresentando estatísticas, o senador destacou o aumento da produtividade da agropecuária contemporânea, tornando desnecessário o avanço sobre a floresta.

Ele afirmou que as críticas à reserva legal são um "factóide". Ele respondeu a argumento comumente apresentado por ruralistas, segundo o qual os Estados Unidos e países da Europa "não têm reserva legal". Davim explicou que esses países, se pudessem ter tais áreas de preservação, as teriam, e que hoje buscam recuperar áreas degradadas. 

Paulo Davim afirmou que o Brasil tem um patrimônio natural "ímpar", citando, entre outras informações, que 12% da água doce do mundo passa pelo país e que biodiversidade é fonte de princípios ativos de importantes medicamentos. 

- A humanidade precisa desta biodiversidade. Esta prateleira ainda vai trazer antídotos e remédios para curar muitos males da humanidade - declarou.

Mais informações a seguir



06/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim defende modernização do Código Florestal

Paulo Davim critica reforma do Código Florestal

Paulo Davim defende vetos ao projeto do Código Florestal

Paulo Davim pede ajustes no projeto do Código Florestal

Paulo Davim diz que Código Florestal deve ser discutido 'sem fundamentalismo'

Texto do Código Florestal desagrada a muitos setores, diz Paulo Davim