Código Florestal pode ser modificado para permitir isenção de ITR em áreas de conservação



Isenção de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) em áreas voltadas à conservação ambiental. É o que prevê projeto que está na pauta de votações da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O projeto (PLS 204/2012), do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), modifica o Código Florestal (Lei 12.651/2012) para explicitar que Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal e áreas de uso restrito poderão ser deduzidas da base de cálculo do ITR gerando créditos tributários até a totalidade do imposto devido.

Na justificação da matéria, Vital do Rego explica que a nova lei já prevê a possibilidade de dedução de áreas protegidas do cálculo do ITR, para “contribuintes comprometidos com programas oficiais de preservação ambiental”.

Com a proposta, o senador assegura o direito de isenção de até 100% do ITR, ou seja, quanto maior for a parcela da propriedade ocupada por APP, Reserva Legal e áreas de uso restrito, menor será o imposto, podendo inclusive chegar à isenção total do tributo.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) apresentou voto favorável ao projeto, que, depois de aprovado na CRA, seguirá para exame da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.



17/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Código Florestal: Rollemberg diz que redução das áreas de preservação pode ser 'tiro no pé'

Projeto altera Código Tributário para permitir conservação em meio eletrônico de documentos fiscais

Prorrogação do prazo para multas vai permitir discussão sem pressa do Código Florestal, avalia Sarney

Aécio Neves defende reestruturação dos órgãos do Sisnama para permitir aplicação do novo Código Florestal

Projeto na CI pode permitir fracionamento de áreas mineradoras

Decisão sobre criação de áreas de conservação em espaço urbano pode passar para os municípios