Collor celebra 20 anos de assinatura de dois acordos de não proliferação nuclear




Os 20 anos da assinatura, pelo Brasil, de dois atos internacionais de não proliferação nuclear foram celebrados nesta sexta-feira (10) pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), que, em 1991, firmou os acordos na condição de presidente da República.

Em discurso da tribuna, o parlamentar por Alagoas lembrou que o primeiro ato "que teve a honra de firmar" foi o acordo Brasil-Argentina para o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear, em 18 de junho de 1991. Naquele mesmo ano, em 13 de dezembro, assinou também o Acordo Quatripartite entre Brasil, Argentina, a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com o mesmo objetivo.

- Foram atos marcantes tanto no processo de afirmação internacional de nosso país, quanto no desenvolvimento do clima de confiança que possibilitaria a aproximação com a Argentina e a própria fundação do Mercosul - afirmou o senador.

Em seguida, Collor fez uma retrospectiva do cenário político que o levou a assinar os dois atos internacionais e assinalou que hoje, passados 20 anos, é possível ver, "com clareza, o acerto dos esforços que empreendemos para o estabelecimento de um autêntico espaço de credibilidade mútua".



10/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Collor celebra os 20 anos do Regime Jurídico Único

Saturnino propõe que o Brasil saia do Tratado de Não-Proliferação Nuclear

Ministro celebra assinatura de contrato da BR-050

AGU celebra 110 acordos em processos previdenciários em fevereiro

Aprovados dois acordos internacionais

Senado aprova dois acordos internacionais