Simon lembra atuação de Itamar como presidente da República




O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse nesta segunda-feira (4) esperar que a imprensa, "que foi tão apaixonada por alguns", faça justiça e escreva a biografia exata de quem foi o ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS-MG).

- Eu nunca vi uma pessoa que nem o Itamar. Na minha vida pública e na minha vida de professor universitário, quarenta e tantos anos, eu não conheci um político no Brasil com a seriedade, com a dignidade, com a correção, com a decência do Itamar Franco. Ele parecia que estava iniciando uma movimentação para dar vida a esta Casa - afirmou.

Simon lembrou que o então presidente Itamar Franco conseguiu maioria no Congresso Nacional para aprovar o Plano Real sem dar nenhum cargo no governo. Ele assinalou que o PT foi contra, por acreditar que o sucesso do Plano Real inviabilizava a perspectiva do partido de ganhar a eleição.

- O Plano Real não foi imposto a esta Casa. Nós fizemos emenda, modificamos, alteramos e se discutiu a morrer. E o PT contra, boicotando. Mas mesmo assim, emenda por emenda, votação por votação, modificação por modificação, o plano foi votado nesta Casa. Esse era o Itamar, um homem que governou com todos - afirmou.

O senador também lembrou de quando o então ministro chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, foi convocado para depor numa CPI. Itamar disse a ele que fosse depor, mas que antes renunciasse ao cargo. Hargreaves depôs na qualidade de cidadão comum, provou sua inocência e retornou ao cargo. Simon disse que não é assim que acontece atualmente, onde vale o "não, não vai depor, por amor de Deus!"

- Presidente da República, criador do Plano Real, na missão em que ele estava fazia sua parte. Não imaginava que estaríamos aqui, neste momento, lamentando a sua morte. A imprensa publicava outro dia uma biografia de perguntas e respostas feitas ao Itamar com relação a ele e o Plano Real, ele e o seu governo. Ele dizia: "Eu não tenho mais nenhuma dúvida: talvez depois de morto alguém encontre alguma coisa naquilo que eu fiz".



04/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende nome de Itamar como alternativa na disputa pela Presidência da República

Simon elogia atuação do procurador-geral da República

Simon ressalta atuação de Fernando Lyra como articulador da candidatura de Tancredo

Collor ressalta importância de leis que sancionou como presidente da República

Cristovam anuncia que PDT vai indicá-lo provisoriamente como candidato a presidente da República

Lobão faz balanço de sua atuação como 1º vice-presidente