Com atuação independente, sub-relatorias otimizam trabalho da comissão



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios foi criada para investigar denúncias de supostos atos de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em nove meses de funcionamento, tamanha foi a ampliação de seu escopo que, hoje, às vésperas da finalização dos trabalhos, a razão que motivou sua criação é objeto de apenas um de seus "braços", a Sub-Relatoria de Contratos.

VEJA MAIS

Ilimitada seria a lista de sub-relatorias se a comissão se debruçasse sobre todos os temas que a opinião pública gostaria de ver esclarecidos - mensalão, IRB, Fundos de Pensão, Furnas. Mas o fato é que a estratégia de dividir o colegiado em sub-relatorias desafogou o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e permitiu que, ao menos, fossem iniciadas investigações e discussões relevantes que deverão ser finalizadas pelas instâncias competentes.

Serraglio contou com cinco escudeiros, que aceitaram uma missão no mínimo complexa - muito trabalho a cumprir em pouco tempo. Cada um deles montou sua equipe, constituída por técnicos qualificados da própria CPI e representantes de órgãos colaboradores. Dessa forma, as sub-relatorias tornaram-se comissões independentes, com objeto, estrutura e perfil próprios. Sem perder, é claro, o vínculo com a relatoria de Osmar Serraglio, as sub-relatorias tornaram-se microcosmos dela.

Os deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR), da sub-relatoria de Fontes Financeiras; José Eduardo Cardozo (PT-SP), de Contratos; Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), de Fundos de Pensão; Carlos Willian (PTC-MG), de IRB(Brasil Resseguros S.A.); e Onyx Lorenzoni (PFL-RS), de Normas de Combate à Corrupção, analisaram pilhas e pilhas de documentos e realizaram dezenas de oitivas em plenários esvaziados, desprestigiados pela imprensa e, muitas vezes, pelos próprios parlamentares.

Enquanto finalizavam seus relatórios, que farão parte da prestação de contas a ser apresentada por Serraglio no próximo dia 21, os sub-relatores Carlos Willian, Cardozo e Lorenzoni conversaram com a Agência Senado sobre o que essa experiência representou para suas trajetórias, para a comissão e para o país (veja matérias abaixo).



17/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão encarregada de consolidar legislação divide trabalho em sub-relatorias

Ruben Figueiró promete atuação independente e com senso crítico

Subcomissão de Segurança Pública define sub-relatorias por tema de trabalho

Comissão de Meio Ambiente adota sorteio para definir relatorias de projetos

Obras no aeroporto Santos Dumont (RJ) otimizam serviços

Alckmin destaca atuação do setor automobilístico no mercado de trabalho