Comissão encarregada de consolidar legislação divide trabalho em sub-relatorias



A Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação da Constituição, instalada no início de abril, iniciou na reunião desta quinta-feira (18) a divisão do trabalho em sub-relatorias. Além da regulamentação do trabalho doméstico, primeira tarefa do grupo, estima-se que haja mais 117 dispositivos constitucionais que necessitam de regulamentação.

- É um trabalho árduo, nós temos mais de cem dispositivos que precisam ser regulamentados e houve a distribuição ou democratização do trabalho no sentido de cada segmento ser trabalhado por um subrelator – explicou o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Além de regulamentar a constituição, a comissão trabalha também com a tarefa de consolidar as leis e de tornar sem efeito leis obsoletas. O presidente da comissão, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) afirmou que o trabalho da comissão deve fazer com que milhares de dispositivos percam o efeito por motivos como colisão com o texto Constitucional ou com outras leis.

- Ninguém sabe exatamente o número. Nós sabemos que tem 183 mil dispositivos legais, milhares deles obsoletos, outros milhares colidentes entre si - disse o deputado.

O trabalho deve ser subsidiado por levantamentos feitos pela Casa Civil da Presidência da República durante o atual governo e os dois anteriores, além de outro feito pela Câmara dos Deputados há alguns anos.

Segundo Jucá, a comissão,que foi criada para funcionar durante 180 dias, deve ter o prazo prorrogado. A estimativa do senador é de que os trabalhos se estendam por dois anos e de que as proposições sejam enviadas alternadamente à Câmara e ao Senado à medida que ficarem prontas.

- No caso da regulamentação, à medida que os textos forem ficando prontos, serão colocados em votação. Os resultados aparecerão à medida que o trabalho for andando, portanto é uma comissão que vai apresentar trabalhos permanentemente – garantiu.

Divisão

A divisão dos trabalhos ainda poderá ser modificada, já que nem todos os parlamentares foram ouvidos e alguns temas ainda não foram distribuídos aos sub-relatores. Uma das definições da reunião foi de que o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) deve ficar responsável pelo levantamento das leis que precisam perder o efeito. Como a tarefa é extensa, o presidente da comissão afirmou que também trabalhará no tema.

O senador Pedro Taques (PDT-MT), por sua vez, se ofereceu para fazer o levantamento de proposições que buscam regulamentar questões ligadas aos Poderes Executivo e Judiciário, como as atribuições do vice-presidente e o regime de pagamento de precatórios. Além disso, deve ser o responsável por regulamentar as medidas a serem adotadas durante o estado de sítio e o estado de defesa.

O senador Aloysio Nunes deve ser responsável por questões de administração pública. Entre elas está o direito de greve dos servidores públicos. O senador foi indicado por já ter apresentado projeto de lei sobre o tema. O PLS 710/2011 tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, onde aguarda relatório do senador Paulo Paim (PT-RS).

Outros temas

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) ficará com o tema ordem social, que envolve questões ligadas á previdência, seguridade social, educação e cultura, por exemplo. Também foram distribuídos os temas comunicação social para o deputado Sérgio Sveiter (PDS-RJ) e ordem econômica e financeira para o relator, senador Romero Jucá. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ)  deve ser o responsável pelos temas transparência e desburocratização e segurança pública e proteção da família.



18/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá promete trabalho participativo em comissão responsável por consolidar legislação

Com atuação independente, sub-relatorias otimizam trabalho da comissão

Contribuição da Venezuela para consolidar Parlamento do Mercosul divide senadores

Instalada comissão mista encarregada de analisar MP do Código Florestal

Aberta reunião de comissão encarregada de regulamentar dispositivos constitucionais

Subcomissão de Segurança Pública define sub-relatorias por tema de trabalho