Com pauta desobstruída, Senado retoma votação de matérias
Com a Ordem do Dia livre de medidas provisórias vencidas, o Senado deve retomar, nesta semana, a votação de matérias em Plenário. Três sessões deliberativas estão previstas para o período de 4 a 6 de setembro, quando ocorre o esforço concentrado do Congresso antes do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 1º de outubro. Até o momento, só está definida a pauta da sessão da segunda-feira (4), com 11 itens. Se houver necessidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, poderá consultar os líderes partidários para redefinir o rol de propostas a serem apreciadas.
Encabeça a pauta o projeto de resolução do Senado (PRS 49/06) que autoriza a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) a elevar temporariamente seu limite de endividamento, em até R$ 5,6 bilhões, para contratar operação de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). A matéria deverá ser votada em regime de urgência.
Quatro propostas de emenda à Constituição (PEC) também devem ser apreciadas durante o esforço concentrado: a PEC 64/99, que torna obrigatório o comparecimento do presidente da República ao Congresso Nacional na abertura da sessão legislativa para apresentar, pessoalmente, sua mensagem e seu plano de governo; a PEC 30/02, que estabelece ressalva à inelegibilidade de substitutos eventuais de chefes do Poder Executivo nos seis meses anteriores à eleição; a PEC 29/03, que determina a avaliação dos objetivos relativos à ordem social por indicadores de responsabilidade social; e a PEC 57/05, que permite o exame dos vetos presidenciais separadamente pelo Senado e pela Câmara.
Já está definido também o exame de três projetos de lei da Câmara: o PLC 8/05, que cria funções comissionadas no quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; o PLC 9/04, que trata do parcelamento de imóveis rurais destinados à agricultura familiar; e o PLC 65/05, que obriga médicos e dentistas a receitarem medicamentos pelo princípio farmacologicamente ativo, segundo as normas da Denominação Comum Brasileira (DCB).
A agenda da Ordem do Dia dos dias 5 e 6 de setembro permanece em aberto.
01/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado retoma atividades com 225 matérias prontas para votação
Garibaldi diz que pauta deve ser desobstruída nesta tarde para votação da MP da TV pública
Garibaldi diz que pauta deve ser desobstruída nesta tarde para votação da MP da TV pública
Expedito pede votação de ajuda aos municípios para que pauta seja desobstruída
MPs trancam pauta do Senado e impedem a votação de nove matérias
Senado aprova Secretaria da Mulher e pauta de votações é desobstruída