COMISSÃO ANALISARÁ DENÚNCIA SOBRE FSE



O presidente do Senado, José Sarney, vai encaminhar à Comissão de Fiscalização e Controleexpediente a ele entregue, na tarde de hoje(dia 29), pelo deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), para que o Tribunal de Contas da União aprofunde e atualize auditoria realizada no ano passado sobre o Fundo Social de Emergência. No momento em que o governo deseja prorrogar a existência deste fundo, o deputado Augusto Carvalho sustenta que a iniciativa "é indevida e ilegal, afrontando o próprio Congresso Nacional".

O deputado queria que o presidente do Senado enviasse seu pedido diretamente ao TCU, para que as investigações realizadas sobre a aplicação do fundo em 1994 se prolongassem pelo ano de 1995. Sarney respondeu ao deputado que isso é regimentalmente impossível e que a iniciativa própria era o envio do material para a Comissão de Fiscalização e Controle. Conforme o parecer desta comissão, o pedido de auditoria irá ou não para o TCU.

Augusto Carvalho relatou a Sarney que, lançando mão do FSE, o governo vem realizando despesas que não têm nada de social nem de emergente, como a compra de mesas de pingue-pongue, goiabada cascão e roupas para a prática de esportes, assim como passagens aéreas para servidores públicos.

O presidente do Senadodisse que sempre teve uma posição contrária ao Fundo Social de Emergência, desde sua criação. Na época de sua aprovação, Sarney considerou a iniciativa inconstitucional e, do ponto de vista administrativo, nunca achou que esta fosse uma boa solução.



29/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instalada comissão que analisará MP sobre anistiado político

Comissão analisará proposta sobre aproveitamento de recursos hídricos

Comissão analisará matérias polêmicas

Comissão analisará carreira de policiais civis no DF

COMISSÃO MISTA DOS BINGOS ANALISARÁ EMENDAS

Anunciada comissão mista que analisará MP do Pronatec