Comissão aprova cota de passagem gratuita em avião para idoso de baixa renda



Projeto que explicita a obrigação das empresas aéreas de reservar nas aeronaves duas poltronas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos foi aprovado nesta quinta-feira (8) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O texto segue para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (CDH), onde será votado terminativamente.

O autor da matéria (PLS 482/2011), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), explica que o Estatuto do Idoso (Lei 10741/2003) já assegura a reserva de dois assentos gratuitos para esse segmento da população “no sistema de transporte coletivo interestadual”, sem especificar a modalidade de transporte.

Já o decreto que regulamentou a lei (Decreto 5.934/2006) estabelece o benefício para transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário, deixando de fora o transporte interestadual aéreo. Para o relator, trata-se de “grave equívoco”, dada a dimensão continental do país, a carência de boas estradas e as limitações de ferrovias e hidrovias.  

Em seu voto favorável, o relator, senador Jayme Campos (DEM-MT), reafirmou que os idosos de baixa renda têm direito a duas vagas gratuitas em qualquer transporte coletivo interestadual, inclusive o aéreo, lembrando ainda que a lei também assegura descontos quando as vagas gratuitas já estiverem ocupadas.

Iara Altafin e Teresa Cardoso



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim cumprimenta idoso que conseguiu passagem de ônibus gratuita

Comissão aprova isenção de tarifas bancárias para pessoas de baixa renda com deficiência

Poderá ser gratuita religação de luz e água para famílias de baixa renda

Famílias de baixa renda poderão ter assistência técnica gratuita para construção de moradia

Assistência jurídica gratuita a trabalhadores de baixa renda poderá ser modificada

“Se liga na Rede” leva ligação gratuita de esgoto a imóveis de baixa renda