Comissão aprova política nacional de conservação e uso racional de energia elétrica
De acordo com o substitutivo, os fabricantes e os importadores de máquinas e aparelhos consumidores de energia ficam obrigados a adotar as medidas necessárias para que sejam obedecidos os níveis máximos de consumo de energia e mínimos de eficiência energética, constantes de regulamentação específica estabelecida para cada tipo de máquina e aparelho, a ser feita pelo Executivo com base em indicadores técnicos pertinentes.
Ainda segundo o texto aprovado, máquinas e aparelhos consumidores de energia encontrados no mercado sem as especificações legais, quando da vigência da regulamentação específica, deverão ser recolhidos, no prazo máximo de 30 dias, pelos respectivos fabricantes e importadores. Após esse prazo, os fabricantes e importadores ficarão sujeitos às multas por unidade, a serem estabelecidas em regulamentação, de até 100% do preço de venda por eles praticado.
Ao relatar a matéria, Dutra lembrou que o projeto tinha 15 dispositivos, enquanto o substitutivo só tem seis, e disse que algumas das supressões sugeridas são indispensáveis a uma melhor adequação do texto às normas constitucionais e jurídicas.
19/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova política para uso racional de energia
CI aprova novos diretores para a Agência Nacional de Energia Elétrica
COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA
Maria do Carmo protesta contra política de energia elétrica
Comissão aprova Política Nacional de Mobilidade Urbana
Comissão aprova nova Política Nacional de Irrigação