Comissão conclui votação de divulgação de preços de combustíveis na internet
Em reunião na próxima terça-feira (26), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deverá votar, em turno suplementar, o substitutivo oferecido ao PLS 353/2011, que obriga os postos de combustíveis a informar o preço atualizado dos combustíveis na página eletrônica da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A partir da aprovação do projeto, a ANP terá o prazo de 12 meses para adotar as providências necessárias ao cumprimento da lei. O projeto foi votado em reunião da comissão no último dia 12. Não sendo oferecidas emendas, o substitutivo será dado como definitivamente adotado sem votação.
Atualmente, a ANP já informa em sua página eletrônica os preços de combustíveis praticados em todo o país, a partir de um levantamento semanal que abrange a gasolina comum, etanol, diesel não aditivado, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP).
Dentre os inconvenientes desse procedimento estão o custo de contratação de empresa para realizar pesquisa em todo o território nacional e a limitada efetividade dos resultados, na medida em que são obtidos a partir de amostragem estatística.
Selo verde
Outro projeto que deverá ser votado na comissão é o substitutivo do senador Cícero Lucena ao PLS 185/2011, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cria o selo verde ‘Preservação da Amazônia’ para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus.
Na análise da adequação ambiental para a concessão do selo verde serão considerados, entre outros critérios, a geração de empregos que diminuam a exploração predatória da floresta e o desmatamento; conformidade do produto com as normas e padrões exigidos pela legislação ambiental; reduzido impacto ambiental do produto durante o seu ciclo de vida; utilização de meio de transporte pouco impactante e que ofereça menores riscos ao meio ambiente e à saúde humana; boa durabilidade do produto; e possibilidade de reuso ou reciclagem do produto e de sua embalagem.
'Tablets'
A comissão também deverá votar requerimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) que convida o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a prestar esclarecimentos acerca de supostas irregularidades e ilegalidades no processo licitatório em pregão eletrônico para aquisição de 1.226 tablets pelo Ministério Público da União (MPU).
A reunião tem início previsto para as 11h30.
22/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Postos de combustíveis poderão ser obrigados a informar preços na internet
Postos de combustíveis poderão ser obrigados a informar seus preços na internet
Procon-SP abre canal de atendimento pela internet para denúncias sobre aumento de preços em postos de combustíveis
Comissão confirma divulgação obrigatória de preços cobradas por postos no site da ANP
COMISSÃO CONCLUI VOTAÇÃO DE SUB-RELATÓRIOS
Comissão de Orçamento conclui votação da LDO e texto vai ao Congresso