Zambiasi propõe criação de área de livre comércio em Santana do Livramento



Encontra-se em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto de lei (PLS 358/07) de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que cria a Área de Livre Comércio de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul. A matéria ainda aguarda a designação de relator na comissão.

Entre os benefícios fiscais que deverão ser aplicados às mercadorias importadas pela nova área de livre comércio estão a suspensão do Imposto sobre a Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

A suspensão desses dois tributos poderá ser transformada em isenção em algumas hipóteses, entre as quais no caso de as mercadorias importadas serem destinadas ao consumo e venda internos na área de livre comércio ou ao beneficiamento, em seu território, de pescado, pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal.

Na justificação de sua proposta, Zambiasi reclama da situação econômica difícil em Santana do Livramento. A cidade gaúcha, informa ele, além de ter tido várias agroindústrias fechadas, sofre processo progressivo de esvaziamento de suas atividades comerciais pela concorrência de free-shops na cidade gêmea de Rivera no Uruguai. Na avaliação do senador, a criação da área de livre comércio deverá permitir a recuperação da economia local, devido à geração de novos empregos e ao aumento da oferta de produtos no comercio da região.

"Nada mais justo, portanto, que propor a criação de uma área de livre comércio em Santana do Livramento, a primeira do Rio Grande do Sul. A iniciativa promoveria a industrialização e o desenvolvimento do município, com reflexos positivos para a Mesorregião Metade Sul, cuja economia acha-se hoje deprimida. Seriam, assim, gerados novos empregos e renda, colaborando para o aumento da competitividade dos produtos gaúchos e brasileiros no Mercosul, além de influenciar a criação de potentes corredores de exportação representados pelos portos de Rio Grande (RS) e Montevidéu (Uruguai), uma das saídas para a recuperação da economia do estado do Rio Grande do Sul", argumenta Zambiasi.



31/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE pode votar incentivos para Área de Livre Comércio de Macapá e Santana

Senadores devem apreciar proposta com benefícios fiscais para a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana

Papaléo defende criação da Área de Livre Comércio de Macapá

CDR examina criação de Área de Livre Comércio em Santarém no Pará

Comissão de Desenvolvimento Regional aprova criação de Área de Livre Comércio em Santarém

Brasil vai trabalhar por área de livre comércio na América do Sul