Comissão de Inteligência e CRE tomam depoimento de informante de agência norte-americana
Em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tomará nesta terça-feira (6), às 18h30, o depoimento do "senhor Maurício", colaborador brasileiro de agências norte-americanas de inteligência baseadas no país. Ele falará sobre as informações prestadas pelo ex-chefe no Brasil do Federal Bureau of Investigations (FBI) - a polícia federal norte-americana - Carlos Alberto Costa à revista Carta Capital. Na reportagem, Costa denuncia que a Polícia Federal brasileira estaria sendo "comprada" pelos Estados Unidos.
Em data a ser acertada, Costa também será ouvido por ambas as comissões, que são presididas pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Durante reunião na semana passada da CRE, Suplicy anunciou que a denúncia seria tema de outras reuniões, neste mês, da comissão mista. Deverão ainda ser convidados a falar sobre o tema o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix.
Ao anunciar as duas reuniões, Suplicy disse que já havia conversado sobre o assunto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor de um requerimento em pauta na reunião da semana passada da CRE, que estabelecia a convocação de Thomaz Bastos e de Jorge Armando Felix. As reuniões da comissão mista, adiantou o senador, poderão ser reservadas. Participam desta comissão os presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado e os líderes da maioria e da minoria de cada Casa.
05/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agência norte-americana avalia Petrobras como marca mais valiosa da América Latina
Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana
CRIADA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA
CRE APROVA DIRETOR DA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA
SENADO DEBATE CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA
CCJ ENCAMINHA AO PLENÁRIO PROJETO QUE CRIA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA