Comissão de Segurança discute maioridade penal



A diminuição da maioridade penal, de 18 para 16 anos, é uma das 246 propostas que constam da pauta da Comissão Mista de Segurança. Na verdade, a proposta de emenda à Constituição, de autoria do ex-senador José Roberto Arruda, estipula novos critérios para a definição da maioridade penal, além do meramente biológico, presente na legislação atual. Hoje, são penalmente imputáveis apenas os maiores de 18 anos.

A proposta determina que os menores de 18 anos e maiores de 16 podem ser punidos quando reincidentes, e se constatado seu amadurecimento intelectual e emocional. A matéria deverá ser analisada pelo grupo de trabalho responsável por estudar medidas preventivas de combate à violência.

Também consta da pauta da comissão iniciativa do senador Arlindo Porto (PTB-MG) restringindo a concessão do benefício da regressão da pena. A Lei de Execuções Penais, em vigor desde 1984, determina que a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, depois do cumprimento de pelo menos um sexto da pena. Por considerar a legislação muito benevolente, Arlindo Porto propôs que, no caso de crime cometido com uso de violência, o requisito para a progressão seja o cumprimento de pelo menos um terço da pena.

- É evidente a insegurança e a insatisfação da sociedade diante do fato de criminosos de alta periculosidade poderem, facilmente, após o cumprimento de somente um sexto da pena, passar a gozar dos benefícios do regime semi-aberto e voltar ao convívio social - disse o senador. O projeto deve ser analisado, na Comissão Mista de Segurança, pelo subgrupo que avalia alterações na Lei de Execuções Penais.



22/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova maioridade penal será votada pela Comissão de Segurança na terça-feira

Programa da TV Senado discute maioridade penal

CCJ discute nesta quarta redução da maioridade penal

Plenário discute PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos

Comissão de Constituição e Justiça rejeita redução da maioridade penal

Comissão de juristas discute anteprojeto de novo Código de Processo Penal