Comissão debate regulamentação da profissão de optometrista



A profissão de optometrista será tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (13), às 9h, com a presença de especialistas e entidades da categoria médica. O objetivo é instruir a discussão do Projeto de Lei do Senado (PLS) 234/10, que regulamenta a profissão, e está em análise na comissão.

De autoria do ex-senador Sérgio Zambiasi, o projeto define optometrista como o "profissional com graduação universitária em Optometria, que atua em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação e reabilitação na área da saúde visual". A proposta prevê ainda que os atuais técnicos em Optometria terão o prazo máximo de oito anos, após a publicação da lei, para concluir a graduação na área.

Estimativas extraoficiais apontam que existem no país cerca de três mil optometristas, responsáveis pelo cuidado detalhado do olho e da visão, com preparação para resolver alterações visuais não patológicas, que representariam, segundo dados de especialistas no assunto, 80% de todos os casos de problemas visuais identificados no país. Cabe ao optometrista avaliar o sistema visual, reconhecer patologias e encaminhá-las ao profissional competente. Na comissão, o relator da proposta é o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Para debater o assunto no Senado estão convidados o presidente do Instituto Brasileiro de Optometria (IBO) e do Sindicato Nacional dos Optometristas (SNO), Ivan Sciessere; a coordenadora do curso de Optometria da Universidade do Contestado (UNC), em Santa Catarina, Patrícia Mara Werner; o coordenador da Clínica de Saúde Visual da Universidade do Contestado (UNC), professor José Luiz Muñoz Escobar; o vice-presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas; e o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Paulo Augusto de Arruda Mello.

Também participam do encontro o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'Ávila; o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Jayme Carvalhaes, e o médico oftalmologista Pedro Silveira Gonçalves Filho.

O pedido para a realização da audiência pública é dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Mozarildo Cavalcanti, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Paulo Paim (PT-RS). O evento será na sala 9 da Ala Alexandre Costa.



08/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública não chega a consenso sobre regulamentação da profissão de optometrista

CE debate regulamentação da profissão de publicitário

CAS debate regulamentação do exercício da profissão de economista

Senado debate agora regulamentação da profissão de comerciário

Começa debate sobre regulamentação da profissão de comerciário

Audiência pública debate regulamentação da profissão de comerciário