Comissão diretora aprova 66 requerimentos, a maioria de informações sobre cartões corporativos do governo



Sessenta e seis requerimentos de senadores, 47 dos quais pedindo ao governo informações pormenorizadas sobre gastos com cartões corporativos, tiveram seu encaminhamento aprovado em reunião realizada nesta quinta-feira (27) pela Comissão Diretora do Senado. Preocupados com irregularidades na utilização desses cartões, o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM), apresentou 38 desses requerimentos, enquanto o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) foi autor de nove deles.

Os requerimentos apresentam perguntas como qual o montante dos gastos, o tipo de despesa realizada, os nomes dos servidores autorizados a utilizar esses cartões, como é feita a distribuição dos recursos aos funcionários responsáveis por compras e contratações, as justificativas para saques em dinheiro e quem são os responsáveis pela fiscalização desses gastos.

Na lista de ministros que devem enviar essas informações ao Senado estão, entre outros, Dilma Rouseff (Casa Civil), Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Franklin Martins (Comunicação Social), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), José Antônio Toffoli (Advocacia Geral da União) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União).

Foram também aprovados quatro requerimentos do senador Alvaro Dias pedindo informações ao ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre os gastos da Universidade de Brasília (UnB). Na justificação do requerimento, Alvaro Dias alega que, dispondo a UnB de recursos do Tesouro e de fontes de receita como aluguéis e venda de imóveis, é inexplicável que enfrente uma crise financeira.

Outro requerimento encaminhado, do senador Arthur Virgilio, solicita do ministro da Defesa informações sobre as viagens realizadas por ministros de Estado em aviões da FAB, no período de 2 de janeiro de 2003 a 9 de novembro de 2007. O requerimento foi apresentado no auge do caos aéreo que sacrificou o país, quando a imprensa divulgou que haviam aumentado as viagens em aeronaves oficiais.

Na mesma reunião, a Comissão Diretora decidiu encaminhar requerimento do senador Alvaro Dias solicitando ao Ministério das Relações Exteriores informações sobre o carro colocado à disposição do ex-ministro José Dirceu, em 2007, pelo embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas.

De autoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF), foi encaminhado requerimento pedindo ao ministro das Comunicações, Helio Costa, informações sobre entendimentos relacionados com a compra da empresa aérea VarigLog pelos Correios.

A Mesa decidiu ainda encaminhar requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP) à Controladoria Geral da União para que esta explique denúncias de recebimento de ajuda de custo e auxílio-moradia irregulares por parte do ministro da Secretaria Especial de Portos e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

E decidiu encaminhar ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, requerimento do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pedindo informações a respeito de contrato firmado entre o Banco do Estado do Piauí e o Banco do Brasil com vistas à transferência do pagamento da folha de servidores do estado para o BB. Heráclito quer saber qual o valor do contrato pactuado e se existe parecer jurídico em favor da dispensa de licitação para a escolha do BB.



28/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa aprova requerimentos de informações sobre despesas com cartões corporativos

Alvaro Dias cobra do governo informações sobre cartões corporativos

CPI Mista dos Cartões Corporativos aprova agenda de trabalho e vota requerimentos nesta quarta-feira

Rejeitado pedido de abertura total de informações sobre cartões corporativos

CPI pede informações sobre escolha da Visanet para operar cartões corporativos

Alvaro Dias pede que Presidência do Senado encaminhe requerimento de informações sobre cartões corporativos