Paim pede mais debate para projeto de Randolfe que muda regras do Fundo de Participação dos Estados




O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (15), sua preocupação com um projeto de lei (PLS 289/2011), do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que estabelece novas normas de repartição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Segundo Paim, o projeto

Baseando-se em informações encaminhadas ao seu gabinete pelo deputado estadual Giovani Batista Feltes (PMDB) - que alerta para a possibilidade de redução drástica dos repasses do FPE para o Rio Grande do Sul, caso o PLS 289/2011 seja aprovado - Paim considerou necessário aprofundar os debates da matéria antes de sua votação.

- Conversei sobre o tema com os outros senadores gaúchos, bem como com as bancadas de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Estamos dialogando, para que este tema não seja aprovado sem um grande debate, e, se necessário for, inclusive com audiências públicas, tantas quantas forem necessárias - disse.

De acordo com Paim, pelo projeto, os recursos do FPE serão repartidos da seguinte forma: 85% para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% para o Sul e Sudeste. As estimativas indicam, segundo ele, que por esse mecanismo de distribuição dos recursos do FPE, somente o Rio Grande do Sul teria uma perda anual de R$ 250 milhões.

Portaria sobre Ponto Eletrônico

Paim registrou ainda o recebimento de esclarecimentos do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sobre a Portaria MTE 1.510/09, que regulamenta o Registro de Ponto Eletrônico para o controle de jornada de trabalho.

No ofício enviado a Paim, Carlos Lupi garante que o regulamento em questão "em nenhum momento, torna obrigatória a adoção do ponto eletrônico em empresas que não utilizam essa tecnologia".



15/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova novas regras para o Fundo de Participação dos Estados

Comissão discute novas regras para o Fundo de Participação dos Estados

Randolfe Rodrigues cobra aprovação de projeto que muda regras do Ecad

Randolfe pede retirada de suas emendas ao texto que muda indexador da dívida dos estados

Alfredo Nascimento pede acordo para o Fundo de Participação dos Estados

CDH debate distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados