Comissão encaminha a Plenário norma pela igualdade feminina na linguagem oficial



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou na reunião desta quarta-feira (16) substitutivo apresentado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) a projeto de lei da Câmara (PLC 102/02) tendo como propósito contribuir, por meio da chamada -linguagem inclusiva-, para o tratamento igualitário entre mulheres e homens na legislação e em documentos oficiais. O texto substitutivo, que altera a Lei Complementar 95/98, segue para votação no Plenário.

De acordo com a proposta da senadora, torna-se obrigatória a referência à mulher todas as vezes em que o substantivo -homem- estiver sendo empregado para designar ambos os sexos.

- Desse modo, as leis e atos normativos passarão a escrever -homem e mulher-, -homens e mulheres-, quando antes escreviam apenas -homem- ou -homens- para se referirem a ambos os sexos - explicou Serys.

Ela considerou apropriado alterar a proposta original da deputada Iara Bernardi (PT-SP) que determina, taxativamente, que toda referência à mulher, nos textos escritos ou falados, seja feita expressamente utilizando-se o gênero feminino.

Serys disse ter optado por uma posição intermediária, após consulta a estudiosos da linguagem acerca da relação entre idioma e sexo, -para evitar leis que introduzam alterações lingüísticas gritantes e estapafúrdias, mas também sem ignorar que determinadas formas lingüísticas podem refletir práticas sociais discriminatórias-. A proposta original, explicou a senadora, exigiria acionamento de todas as classes gramaticais que têm formas distintas para indicar o gênero.

No entendimento de Serys, a sua proposta representará interferência gramatical suportável que não deverá causar espécie a ninguém. Além disso, acrescentou a senadora, contribuirá para alcançar o objetivo do projeto original, de conscientizar os usuários da língua portuguesa de que existem formas de expressão que podem conotar preconceito ou discriminação.



16/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Ano da Mulher comemora Dia Internacional da Igualdade Feminina

Senado aprova linguagem inclusiva oficial

"Terra para Rose" é exibido em homenagem ao Dia Internacional da Igualdade Feminina

Anatel publica norma sobre telefonia fixa no Diário Oficial

Plenário deve votar uso de "linguagem inclusiva" em textos oficiais

CCJ encaminha projetos ao Plenário