Comissão Especial deve examinar projetos para prevenir catástrofes



A Comissão Representativa do Congresso Nacional recomendou que seja criada uma comissão especial para estudar propostas que ajudem a prevenir a catástrofes climáticas como a que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro na última semana. A comissão deverá examinar uma lista de projetos que tramitam na Câmara e no Senado voltados às prevenção de tragédias dessa natureza. A senadora Marina Silva defendeu que essas matérias sejam analisadas em regime de urgência.

De acordo com o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), existem atualmente 48 projetos em tramitação no Senado Federal e 68 na Câmara dos Deputados que tratam de temas relacionados à prevenção de catástrofes. Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), no entanto, não falta legislação para prevenir tragédias como a que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro. O problema seria a falta de cumprimento das leis já existentes.

- Temos visto a legalidade ser quebrada e o crescimento desordenado das nossas cidades - disse.

Convocação

Durante reunião convocada pelo presidente do Congresso, José Sarney, a partir de requerimento da senadora Marina Silva (PV-AC), também foi aprovado voto de solidariedade às vítimas das chuvas e deslizamentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A reunião também teve como objetivo dar ciência a deputados e senadores da tramitação da MP 522/2011, que libera R$ 780 milhões para atender as vítimas das chuvas na Região Sudeste.



20/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório pede comissão especial para examinar projetos do pré-sal

Congresso poderá criar comissão especial para estudar catástrofes climáticas

ROCHA PEDE COMISSÃO ESPECIAL MISTA PARA EXAMINAR MORTE DE JANGO

MAGUITO QUER COMISSÃO PARA EXAMINAR PROJETOS SOBRE MISÉRIA

Comissão deve examinar MP que eleva gratificação para professores universitários

Ana Amélia: criação de comissão mista para examinar projetos sobre drogas é prioridade