Congresso poderá criar comissão especial para estudar catástrofes climáticas
Matéria corrigida às 18h01
A Comissão Representativa do Congresso Nacional recomendou a criação de uma comissão especial destinada a analisar as catástrofes decorrentes do clima e apresentar propostas que visem à prevenção de fatos semelhantes. Os senadores e deputados ressaltaram que, se criada essa comissão especial no âmbito do Congresso, ela terá abordagem específica e, portanto, diferente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.
A Comissão Representativa reuniu-se nesta quinta-feira (20), por convocação do presidente do Congresso, José Sarney, que atendeu a requerimento da senadora Marina Silva (PV-AC). A parlamentar pediu que fossem analisados os motivos pelos quais decretou-se estado de emergência em municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, em razão das chuvas intensas.
Marina Silva sugeriu que a comissão a ser criada apresente ao Legislativo, com a contribuição da comunidade científica, um plano nacional para evitar catástrofes ambientais. Tal plano, explicou a senadora deverá ser implementado em parceira com estados e municípios e com a participação de vários ministérios, como os do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e das Cidades.
A senadora disse ter requerido o debate por temer que o assunto acabe sendo encarado como normal e, por falta de providências, outras tragédias venham a ocorrer. Para Marina Silva, as catástrofes climáticas devem ser tratadas com medidas emergenciais e outras que visem à prevenção de calamidades.
- Tenho levantado reiteradamente a necessidade de tratar as catástrofes climáticas com medidas estruturantes para resolver problemas que levam a perdas eternas, e não apenas com Medidas Provisórias - destacou a senadora, ao sugerir que os projetos de lei que tratam do tema sejam examinados em regime de urgência.
Em complemento à Medida Provisória (MP 522/11), que liberou R$ 780 milhões para a execução de obras emergenciais e de prevenção nas regiões atingidas pelas chuvas, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) sugeriu a adoção, pelo governo, de medidas práticas para socorrer os atingidos. A análise da MP também estava prevista para debate na reunião da comissão representativa. No entanto, o senador lembrou que o colegiado não tem competência para examinar MPs.20/01/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão Especial deve examinar projetos para prevenir catástrofes
CCJ cria comissão especial para estudar reforma administrativa do Senado
Renan criará comissão especial para estudar mudanças na legislação penal
COMISSÃO ESPECIAL VAI ESTUDAR CAUSAS DO DESEMPREGO
Marco Maciel aponta para catástrofes climáticas e pede fortalecimento da Defesa Civil no país
Senadores votam MPs para contornar crise financeira e socorrer países vítimas de catástrofes climáticas