Comissão Especial do Salário Mínimo debate relatório com sindicalistas



O relator da Comissão Mista Especial do Salário Mínimo, criada para elabora uma proposta de política permanente de reajuste do mínimo, senador Paulo Paim (PT-RS), reuniu-se nesta terça-feira (7) com líderes sindicais de todo o país para debater pontos de seu relatório final.

Paulo Paim apresentou os principais pontos do relatório e destacou a recomendação de que, no próximo ano, o salário mínimo seja fixado em R$ 400. Paim propõe que o reajuste anual do mínimo não seja inferior ao índice da inflação do ano anterior acrescido do dobro do aumento do PIB, também relativo ao ano anterior. O relatório também sugere que os aposentados e pensionistas recebam o mesmo índice de correção em seus salários.

Os sindicalistas concordaram com o relatório, mas garantiram que vão continuar pressionando o Congresso Nacional para maiores reajustes salariais. O diretor da Federação Democrática de Metalúrgicos de Minas Gerais, José Mario de Andrade, disse que, agora, a comissão começa a enfrentar o problema dos aposentados de uma forma mais adequada.

- A reunião foi muito positiva. O relatório é um passo para a vitória dos sindicalistas. Agora, o próximo objetivo é lutar contra a reforma da Previdência Social - conclui Andrade.

No final da reunião, Paim informou que nesta quarta-feira (8) o relatório será apresentado à comissão, durante reunião administrativa, a partir das 10h.

07/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcada para esta quarta-feira votação do relatório final da Comissão Especial do Salário Mínimo

Paim comemora aprovação do relatório da Comissão Mista do Salário Mínimo

Comissão do salário mínimo vota relatório nesta quarta-feira

Reajuste do salário mínimo continua em debate na Comissão de Orçamento

Paim: relatório final da comissão de salário mínimo deve sair logo após as eleições

Comissão debate relação entre salário mínimo e gasto das prefeituras