Marcada para esta quarta-feira votação do relatório final da Comissão Especial do Salário Mínimo



A Comissão Mista Especial do Salário Mínimo reúne-se nesta quarta-feira (4), a partir das 10h, para votar o relatório final sobre a proposta da comissão para uma política permanente de reajuste do salário mínimo.

Segundo o relator da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), o texto a ser votado representa a posição majoritária dos integrantes da comissão, composta por 12 senadores e 12 deputados, com contribuições de expositores das muitas audiências públicas que o colegiado realizou em Brasília e nas capitais da maior parte dos estados brasileiros.

Pelo relatório, o reajuste anual do salário mínimo não poderá ser inferior ao índice da inflação do ano anterior acrescido do dobro do aumento do PIB, também relativo ao ano anterior. O relatório recomenda, ainda, que os aposentados recebam o mesmo índice de correção em seus salários, mesmo que ganhem mais de um mínimo.

Paim explica que o reajuste poderá ser maior se o governo e o Congresso assim o desejarem. Ele lembra, também, que já faz parte da legislação em vigor a possibilidade de um estado da Federação adotar um salário mínimo com valor maior ou dar reajuste superior ao que foi instituído nacionalmente.



28/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação do relatório final da LDO é adiada para esta quarta-feira

Comissão do salário mínimo vota relatório nesta quarta-feira

Votação do relatório de processo contra Suassuna está marcada para quinta-feira

Votação das novas regras para suplente está marcada para esta quarta-feira

Serys propõe R$ 453,67 para o salário mínimo em relatório da LDO que apresentará nesta quarta-feira

Comissão Especial do Salário Mínimo debate relatório com sindicalistas