Comissão ouve general Cardoso em reunião secreta



A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) reuniu-se nesta terça-feira (16) para ouvir o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Mendes Cardoso, sobre as atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o suposto envolvimento de seus agentes em espionagem política.

Conforme proposta do presidente da comissão, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), aprovada por unanimidade, o depoimento do general foi feito em sessão secreta.

O convite a Alberto Cardoso para comparecer ao Congresso foi aprovado na primeira reunião deste ano da comissão, após denúncias de que agentes da Abin teriam participado das investigações, cujo desfecho foi a operação de apreensão de documentos na empresa Lunus, de propriedade da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

A CCAI foi criada pela lei que instituiu a Abin, em 1999, e é composta pelos líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional das duas Casas.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs ouve general Cardoso na quarta-feira

CFC ouve em reunião secreta diretor-geral da PF

GENERAL ALBERTO CARDOSO VEM À COMISSÃO DA ABIN AMANHÃ

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DISCUTE CONVOCAÇÃO DO GENERAL CARDOSO

General Cardoso garante que não há rede de terrorismo no Brasil

SENADO REEXAMINA CONVOCAÇÃO DO GENERAL ALBERTO CARDOSO