Comissão para Reforma do Regimento Interno agiliza procedimentos das comissões do Senado



A Comissão Temporária para Reforma do Regimento Interno do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (17) propostas que deverão agilizar os procedimentos referentes às comissões - permanentes e temporárias. Foram examinadas as propostas sobre tipos e organização, competência, emendamentos e relatoria, temas constantes do Título VI, artigos 70 a 150, do Regimento.

Dentre as mudanças aprovadas estão a que permite aos líderes partidários que representem número equivalente a 1/3 (27) dos senadores convocarem reunião do colégio de líderes. Atualmente, as reuniões são convocadas pelo presidente da Casa ou a pedido de 1/3 dos senadores. O vice-presidente da comissão, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), argumentou contrariamente à proposta por entender que o critério de proporcionalidade não poderia ser aplicado nesse caso, pois haveria distinção entre os líderes.

O relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES), defendeu a manutenção da proporcionalidade em todos os casos, uma vez que se trata de uma questão matemática e um líder que represente 20 senadores continuará representando o mesmo número em todas as instâncias do Senado.

A comissão também aprovou a mudança na forma como é contado o prazo das comissões temporárias. No Regimento atual, a contagem do prazo é iniciada a partir da aprovação do requerimento para criação da comissão. A proposta aprovada estabelece que o prazo seja contado a partir da primeira reunião realizada.

Outra mudança aprovada foi a que transforma em moção os requerimentos de pesar e de aplauso, que deixariam de ser apreciados e aprovados pelo Plenário. De acordo com a proposta, a moção seria apresentada pelo parlamentar e encaminhada em nome dele para o destinatário, e não mais em nome do Senado. Também foi aprovada a proposta que outorga às comissões o poder de decidir se um projeto de lei pode tramitar em decisão terminativa.



17/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão vai elaborar projeto de reforma do Regimento Interno

Cancelada reunião da CCJ para analisar reforma do Regimento Interno do Senado

CCJ discute reforma do Regimento Interno do Senado

Senado cria comissão para consolidar projetos que alteram Regimento Interno

Senado aprova primeira parte da reforma do Regimento Interno

Lobão Filho falará sobre proposta de reforma do Regimento Interno do Senado