Comissão pode analisar dossiê nesta quarta-feira
Na reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas prevista para a próxima quarta-feira (4), o presidente do colegiado, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), poderá apresentar ao colegiado o dossiê com supostas acusações contra candidatos do PSDB e que seria vendido a pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores por R$ 1,7 milhão. Os documentos foram entregues pela Polícia Federal à comissão na última sexta-feira (22). Biscaia disse que vai sugerir ao relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), a criação de uma sub-relatoria específica para análise tanto do conteúdo do dossiê como do suposto envolvimento de integrantes do PT na tentativa de compra dos documentos.
De acordo com o presidente da comissão, que examinou os documentos na última terça-feira (26), o dossiê é composto de cópias de lançamentos bancários, um depoimento de Luiz Antônio Vedoin, sócio-proprietário da Planam, a um juiz de Cuiabá no qual ele relata com detalhes um possível envolvimento do empresário Abel Pereira com o ex-ministro da Saúde Barjas Negri, além de outros depoimentos e CDs com imagens de solenidades oficiais de entrega de ambulâncias.
Entre os mais de 130 requerimentos que o presidente da CPI deve incluir na pauta da reunião de quarta-feira, poderão ser votados os que convocam os ex-ministros da Saúde Humberto Costa, Saraiva Felipe, José Serra e Barjas Negri. Biscaia afirmou que, após o episódio do dossiê, a convocação dos ex-ministros é necessária.
Na mesma reunião, o sub-relator deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) poderá apresentar suas conclusões sobre se a CPI deve ou não sugerir a abertura de processo disciplinar contra o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Gabeira foi designado para produzir um relatório preliminar sobre as acusações feitas pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin de que o senador teria recebido propina para beneficiar o esquema de fraudes que possibilitou a destinação irregular de recursos do Orçamento da União para a compra de ambulâncias para municípios a preços superfaturados.
29/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relatório final da LDO é lido na Comissão de Orçamento e pode ser votado nesta quarta-feira
CCJ pode analisar nesta quarta PEC que amplia o uso de energia nuclear na Medicina
Comissão de Orçamento pode votar LDO nesta quarta
Comissão da Verdade pode ser votada nesta quarta na CCJ
Relator da LDO pode ser decidido nesta quarta-feira
Senado pode retomar votações nesta quarta-feira