Comissão pode votar novas regras para contratos de publicidade prestados ao poder público
O projeto que fixa regras específicas para licitações e contratos relacionados com serviços de publicidade prestados ao poder público (PLC 197/09) poderá ser votado nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania(CCJ), em decisão terminativa.
Em seu parecer favorável à proposta, o relator na CCJ, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), afirmou que o projeto aprimora a legislação reguladora das licitações e dos contratos administrativos (Lei 8.666/93). Ele destacou ser nesta área, de contratação de serviços de publicidade para o setor público, onde se verificam as maiores irregularidades, inclusive atos de corrupção.
Dornelles destaca, em seu parecer, que as irregularidades começam já no processo licitatório, com o favorecimento de determinadas agências de propaganda, o que é possível pela natureza "altamente subjetiva" do processo de seleção. Isso facilita, segundo explica, que na execução do contrato haja superfaturamento e pagamento por serviços não realizados.
"Os escândalos políticos dos últimos anos demonstraram como muitas agências são utilizadas como meros intermediários em esquemas de desvio de dinheiro público, seja para o financiamento de campanhas políticas, seja para o puro e simples enriquecimento ilícito de agentes públicos", explica Dornelles, em seu parecer.
01/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ sabatina indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público e pode votar novas regras para concursos
CCJ pode votar regras para controle e divulgação de gastos com publicidade nas estatais
CAE pode votar novas regras para casas lotéricas
CCJ pode votar novas regras para arrecadação de direitos autorais
Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios
Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios