Comissão que analisa pacto federativo terá mais 30 dias para concluir trabalhos



Ato do presidente do Senado, José Sarney, publicado nesta quinta-feira (20), prorroga por 30 dias o prazo estabelecido para conclusão dos trabalhos da comissão destinada a analisar e propor soluções para questões relacionadas ao sistema federativo brasileiro. A data inicialmente marcada para encerramento das atividades era 22 de setembro.

A preocupação com a fragilidade do pacto federativo foi revelada pelo presidente Sarney quando da instalação dos trabalhos legislativos, no início do ano. Na ocasião, ele observou que o Brasil vive o mais longo período de estabilidade democrática de sua história, mas que é preciso fortalecer federação e República.

Por iniciativa de Sarney, desde abril deste ano, comandado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, grupo formado por 14 especialistas em diversos assuntos trabalha para diagnosticar os principais problemas enfrentados nas relações entre União, estados e municípios.

O principal tema debatido pela comissão até agora foi a guerra fiscal que leva estados a oferecerem isenção tributária para atrair empresas em busca de menor custo produtivo, recebendo, em troca, empregos para mão de obra desocupada. Estão também entre os temas em análise o Fundo de Participação dos Estados e a partilha dos royalties do petróleo.



20/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do pacto federativo terá mais 90 dias para concluir trabalhos

Comissão de anistia terá mais um ano para concluir trabalhos

Capiberibe pede que comissão do pacto federativo apresente balanço do andamento dos trabalhos

COMISSÃO DOS BINGOS VAI CONCLUIR OS TRABALHOS DAQUI A 30 DIAS

Alvaro Dias: para funcionar, pacto federativo depende do governo

Comissão de Segurança Pública pode ter prazo maior para concluir trabalhos