Comissão que vai elaborar ante-projeto para Reforma da Legislação Penal é instituída
Trabalhos devem ser encaminhados à presidênica da República, ao Ministério da Justiça e às presidências do Senado e da Câmara Federal em 100 dias
O grupo de trabalho que vai elaborar o ante-projeto de lei para a Reforma da Legislação Penal foi instituído nesta segunda-feira, 12 de junho, na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em solenidade presidida pelo governador Cláudio Lembo.
A comissão, que será presidida pelo desembargador Luiz Carlos Ribeiro dos Santos (presidente da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado), é formada por desembargadores, juízes criminais e juristas. Eles serão responsáveis pela elaboração de propostas a serem levadas ao Congresso Nacional. O grupo contará com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo.
“O Poder Judiciário vai analisar o Processo de Execução e o próprio Direito Penal. Isso é importante porque eles são os aplicadores do Direito. E eles sabem onde está falhando a aplicação do Direito”, afirmou Lembo.
De acordo com o desembargador Henrique Nelson Calandra, 1º vice-presidente da Apamagis, o grupo instituído hoje vai elaborar os ante-projetos de lei e, em 100 dias, entregá-los à Presidência da República, Ministério da Justiça, Presidência do Senado e da Câmara Federal.
Segundo Calandra, as ações da comissão devem ser realizadas nas seguintes etapas:
Em 10 dias, serão recebidas as propostas, que virão de todos os segmentos da sociedade. Essas propostas poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected], ou diretamente pelo site da Associação (www.apamagis.com.br). “Vamos também recolher as propostas que já tramitam no Senado e na Câmara Federal”, afirmou Calandra.
Em 20 dias, será realizado um Fórum de Debates. Em 30 dias, serão realizadas as Plenárias Finais. Em 60 dias, serão elaborados os ante-projetos de lei, que serão apresentados à sociedade em entrevista coletiva concedida pela comissão. Em 100 dias, os ante-projetos de lei serão levados à Brasília.
A criação do grupo de trabalho para elaborar os ante-projetos para a Reforma da Legislação Penal foi anunciada no último dia 30 de maio, quando Lembo recebeu Calandra e mais 15 magistrados, a maioria da área criminal, em audiência no Palácio dos Bandeirantes, quando vieram manifestar apoio ao
06/12/2006
Artigos Relacionados
Desembargadores apresentam a Lembo ante-projeto de lei para reforma da legislação penal
Os três Poderes vão se unir para elaborar ante-projeto de lei de execução penal
Aprovados mais dois nomes para a comissão externa que irá elaborar reforma do Código de Processo Penal
Comissão de Juristas vai elaborar projeto de Código de Processo Penal
Comissão vai elaborar projeto de reforma do Regimento Interno
Comissão da Verdade da Reforma Sanitária será instituída em congresso