Comissão vai debater criação de currículo nacional unificado da educação básica



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (28) requerimento do senador Armando Monteiro (PTB-PE), para a realização de audiência pública a respeito da proposta de criação de um currículo nacional único para a educação básica. O requerimento contou com o apoio do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que presidiu a reunião.

Ao defender a realização da audiência, Monteiro informou que a elaboração do novo currículo já vem sendo discutida no Ministério da Educação. Em sua opinião, o tema também deve ser objeto de debate no Poder Legislativo.

- As nações desenvolvidas têm promovido revisões e atualizações em seus currículos, uma vez que a educação é um instrumento central da competitividade de um país. As diretrizes hoje existentes no Brasil ainda são muito abrangentes. Por isso, é importante que o Senado se prepare para esse debate - disse o senador.

Dos 11 itens da pauta desta terça-feira, sete são projetos de lei que tramitam na comissão de forma terminativa e que não poderiam ser votados por falta do quórum mínimo necessário à sua aprovação. Entre eles, o projeto de lei do Senado (PLS 504/11) que estabelece um número máximo de alunos por turma no ensino básico. A pedido da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi retirado de pauta o PLS 404/11, que institui a Bolsa Artista.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



28/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado debate currículo nacional único para educação básica

Educação para o trânsito poderá fazer parte do currículo da educação básica

Educação para o trânsito pode entrar no currículo da educação básica

Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação

Escolas de ensino integral oferecem currículo unificado

Exibição de filmes nacionais pode integrar currículo da educação básica