Senado debate currículo nacional único para educação básica



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza na próxima quarta-feira (27) audiência pública para discutir a criação de um currículo nacional único para a educação básica. Desde dezembro do ano passado, o Ministério da Educação estuda a implantação de um currículo comum a todo país que alinhe os conteúdos e materiais pedagógicos trabalhados pelas escolas de ensino fundamental e ensino médio, além de definir os objetivos a serem alcançados pelas crianças ao final de cada período escolar.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já prevê a integração dos currículos das escolas. Além disso, em 1996 foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), obrigatórios para escolas da rede pública e opcionais para a rede privada. Mesmo assim, as orientações são consideradas muito amplas e o governo decidiu aprofundá-las.

Para os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Armando Monteiro (PTB-PE), autores do requerimento para realização da audiência, é preciso que o Legislativo também participe desta discussão.  Para isso, foram convidados ao Senado o professor e consultor de Matemática e Tecnologia da Fundação Getúlio Vargas, Osmar Nina Garcia Neto; a educadora e diretora da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), Guiomar Nano de Melo, e a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Paula Louzano.

A audiência terá início às 10h, na Sala 15 da Ala Alexandre Costa. Uma segunda audiência sobre o mesmo tema também está prevista, mas ainda não há data confirmada para sua realização.



22/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova segunda audiência sobre currículo único para educação básica

Comissão vai debater criação de currículo nacional unificado da educação básica

Educação para o trânsito poderá fazer parte do currículo da educação básica

Educação para o trânsito pode entrar no currículo da educação básica

Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação

Exibição de filmes nacionais pode integrar currículo da educação básica