Comissão volta a discutir na quarta relatório de Jucá sobre direitos das domésticas
Em meio a questionamentos sobre os efeitos para o caixa da Previdência de um corte na contribuição patronal, a regulamentação dos direitos das empregadas domésticas volta a discussão na quarta-feira (29). O assunto está na pauta da Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação Constitucional, que se reúne às 12h para analisar o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com propostas para aplicação da emenda constitucional conhecida como PEC das Domésticas (PEC 72/2013).
Em seu texto, divulgado na ultima quarta-feira (22), Jucá sugere aumentar de 8% para 12% do salário o depósito mensal a ser feito pelo patrão na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do empregado. Pela proposta, esses 4% a mais seriam destinados ao seguro-desemprego (1%) e à multa na demissão do funcionário (3%). Em contrapartida, Jucá sugere a redução da alíquota da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos atuais 12% para 8%.
Durante a leitura do relatório de Jucá, um dos principais pontos de preocupação dos integrantes da comissão foi exatamente a indenização a ser paga pelo empregador ao empregado demitido, direito que foi estendido pela PEC aos domésticos. No caso dos demais trabalhadores, a multa equivale a 40% do montante dos depósitos realizados na conta vinculada do FGTS durante a vigência do contrato de trabalho. E é devida apenas em caso de demissão sem justa causa, mas o projeto de Jucá acaba com essa distinção para o trabalhador doméstico.
24/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá apresenta relatório sobre regulamentação dos direitos das domésticas nesta quinta
Direitos das domésticas: relatório de Jucá teve votos contrários de senadores do PT
Comissão discute texto de Jucá para regulamentar direitos das domésticas
Regulamentação da emenda sobre direitos das domésticas será primeira tarefa de comissão
Jucá: proposta de regulamentação dos direitos das domésticas sai ainda este mês
Relatório de Jucá para regulamentar emenda das domésticas deve ser votado no dia 6