Comissão vota projeto sobre dívida pública
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve examinar, em breve, projeto de lei complementar do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) destinado a regulamentar dispositivo da Constituição que trata do endividamento público interno e externo da União, de estados, municípios e do Distrito Federal. A matéria já recebeu parecer pela aprovação, na forma de substitutivo, do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
Ao justificar a iniciativa, Suassuna explica que o projeto pretende permitir aos estados, -dentro de sua competência legal e sem extrapolar os limites estabelecidos na lei complementar em análise-, legislar supletivamente sobre questões relacionadas à dívida pública interna e externa. A proposta possui 56 artigos, distribuídos por oito capítulos, abordando desde a definição e classificação da dívida pública até as normas coercitivas e penais relacionadas a esse processo.
Segundo argumenta o senador peemedebista, a própria Constituição Federal determina que assuntos relativos ao endividamento público interno e externo, por se tratarem de normas de direito financeiro, enquadram-se na competência da União, de estados e do Distrito Federal para legislarem concorrentemente. Diante desse fato, Suassuna destaca a intenção do projeto de fixar normas gerais vinculantes aos demais entes da Federação sem, contudo, cercear a capacidade dos mesmos de, dentro de sua competência e sem confrontar a legislação federal, estabelecerem dispositivos não previstos nesse instrumento legal.
-Dentro desse contexto, pode-se perceber claramente a importância que o presente projeto tem no sentido de viabilizar o equilíbrio fiscal do Brasil, levando-se em consideração todos os entes da Federação-, afirmou.
13/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão ouvirá secretário do Tesouro dia 5 sobre crescimento da dívida pública
Comissão ouvirá secretário do Tesouro nesta quinta sobre crescimento da dívida pública
Comissão ouvirá secretário do Tesouro nesta quinta sobre crescimento da dívida pública
CAE debate evolução da dívida pública e vota indicação de Mario Gomes para diretoria do Banco Central
Comissão vota projeto que aumenta controle sobre recursos de convênios
Comissão de Educação vota projeto sobre drogas na próxima terça