Comissões aprovaram 134 matérias nesta semana



Durante o esforço concentrado desta semana, as comissões permanentes do Senado aprovaram um total de 134 matérias, sendo 56 projetos de lei, 42 decretos legislativos, 15 requerimentos, dois anteprojetos, dez mensagens e nove ofícios.

Entre as decisões mais importantes estão as aprovações, em caráter terminativo, da proibição de discriminar devedores inadimplentes nas seleções de emprego (PLS 465/09), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS); e da impossibilidade de o casamento com a vítima livrar o agressor sexual da pena (PLS 516/09), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Também foi aprovada, na CAS, emenda a projeto (PLC 187/09) estabelecendo a obrigatoriedade de fornecimento de alimentação especial aos alunos de escolas públicas portadores de diabetes, hipertensão e anemia. O substitutivo será submetido agora a turno suplementar de votação.

Presos

Os senadores trataram da reinserção social de ex-presos em três projetos em duas comissões distintas. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou substitutivo a projeto (PLS 265/06) prevendo que os presos terão um dia remido na pena para cada 12 horas de estudo. Além disso, foi aprovado, em caráter terminativo, o projeto (PLS 461/07) que prevê assistência educacional tão logo os presos ingressem no estabelecimento penal.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto (PLS 70/10) que dá incentivos fiscais às empresas que empregarem egressos do sistema prisional. Nos dois primeiros anos de contrato, os empresários terão isenção de encargos sociais incidentes sobre a remuneração desses trabalhadores. Pelo projeto, que segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), será possível o abatimento de valores pagos à Previdência Social, ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ao salário-educação e ao imposto de renda, entre outros.

Trabalho

Também na CAS, foram aprovadas, em caráter terminativo, a concessão de aposentadoria por idade aos repentistas e cordelistas (PLS 417/09) e a ampliação para cinco dias da dispensa do empregado em caso de morte de familiar ou dependente (PLS 347/2004).

A CCJ aprovou, em caráter terminativo, projetos criando 6.804 vagas a serem ocupadas por servidores efetivos no Ministério Público da União (MPU) - PLS 86/2010 - e 100 na Agência Nacional do Cinema (Ancine) - PLC 33/2010.

Foram aprovados ainda, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), empréstimos contraídos por cidades, estados e concessionárias de serviços públicos com bancos internacionais para financiamento de programas de desenvolvimento. Somando US$ 8,2 bilhões, os empréstimos ainda passarão por novas votações no Senado.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) tornou oficiais o Dia Nacional do Evangélico (PLC 267/09), em 30 de novembro, e o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte (PLC 175/09), em 25 de maio. A CE também aprovou a inclusão do nome do ex-presidente Getúlio Vargas no Livro dos Heróis da Pátria, segundo determina o PLC 206/09.



06/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões aprovaram 95 matérias em setembro

Comissões do Senado aprovaram 95 matérias e fizeram 18 audiências públicas em março

Comissões aprovaram matérias e realizaram audiências públicas para subsidiar decisões do Plenário

COMISSÕES APRECIARAM 21 MATÉRIAS NESTA SEMANA

Fim do voto secreto no Congresso foi uma das matérias aprovadas pelas comissões nesta semana

COMISSÕES VOTARAM 22 MATÉRIAS NA SEMANA PASSADA