Comissões concentram trabalhos na primeira semana



Na primeira semana da convocação extraordinária, que se estenderá desta segunda-feira (19) até o dia 13 de fevereiro, o trabalho dos senadores deverá concentrar-se nas comissões permanentes, onde aguardam pareceres as propostas incluídas pelo presidente da República na pauta da convocação. Só depois de votadas nas comissões, as matérias irão à deliberação do Plenário.

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) deve se manifestar, com base em relatório do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), sobre o projeto que institui o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2004 a 2007. A proposta de reforma do Judiciário depende de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), comissão que também deve examinar projeto que altera o Código Tributário Nacional.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá se manifestar sobre o projeto de utilização e proteção da Mata Atlântica, depois de a CCJ analisar a matéria. Também será ultimada na CAS a tramitação do projeto de lei que concede às parturientes o direito à presença de um acompanhante no parto e no pós-parto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Caberá à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisar no período extraordinário o projeto de nova Lei de Falências e ainda pedidos para operações de crédito pelos entes federativos. Durante a convocação, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá analisar matérias referentes a atos internacionais, enquanto a Comissão de Educação (CE) vai decidir sobre projetos de decreto legislativo referentes a concessões de radiodifusão.

Autoridades indicadas pelo Planalto para cargos de ministros de tribunais, diretores de agências reguladoras de setores da economia e embaixadores podem ser sabatinadas pelas comissões neste período. Também serão discutidas medidas provisórias (MPs), como as que regulamentam o setor de energia e a que dispõe sobre a Letra de Crédito Imobiliário e a Cédula de Crédito Imobiliário. Mas, mas antes de chegarem ao Senado, essas MPs têm que ser votadas pelos deputados.



19/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS MOVIMENTAM TRABALHOS DAS COMISSÕES NA PRÓXIMA SEMANA

Na primeira semana, comissões preparam matérias para pauta do plenário

SENADO AGILIZARÁ TRABALHOS DAS COMISSÕES

Senadores criticam organização dos trabalhos das comissões

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E CPI MARCARAM TRABALHOS DAS COMISSÕES

OITO COMISSÕES TEMPORÁRIAS CONCLUEM SEUS TRABALHOS