Comissões recebem parlamentares americanos interessados em biodiesel



A Comissão de Relações Exteriores (CRE) e a Subcomissão Permanente de Biocombustíveis, subordinada à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) receberam, em reunião conjunta nesta quinta-feira (29), deputados e senadores do Congresso norte-americano. O objetivo da visita ao Brasil é conhecer de perto a experiência brasileira em biocombustíveis, especialmente a produção de biodiesel e etanol. Para isso, a delegação visitará, até o dia 1º de dezembro, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus e Foz do Iguaçu.

O presidente da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental da Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Estados Unidos, deputado democrata Eliot L. Engel, salientou o acordo na área de energia firmado recentemente entre os dois países e desejou que seja bem-sucedido.

- Os Estados Unidos estão ansiosos em aprender com o Brasil. O Brasil tem feito grandes esforços para se tornar independente energeticamente e os Estados Unidos estão bem atrás nesse sentido. Nós estamos ansiosos para saber como se chegou à decisão política para obter a independência energética, quais são os problemas e as necessidades futuras do Brasil em termos energéticos - assinalou Engel, ao final da reunião.

O presidente da CRA, senador Neuto de Conto (PMDB-SC) esclareceu aos deputados norte-americanos que o Brasil triplicou a produção de etanol recentemente, sem provocar desmatamento e sem diminuir a produção de carne bovina, suína e de frango, das quais está entre os maiores produtores do mundo.



29/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões recebem parlamentares americanos interessados em biocombustíveis

Inscrições para interessados em desenvolver cadeia produtiva do biodiesel vão até dia 20

Parlamentares sul-americanos discutem o Mercosul

Presidente recebe parlamentares latino-americanos

Parlamentares da Comissão do Mercosul debatem com norte-americanos

Parlamentares latino-americanos discutem aquecimento global