Comunidade indígena quer ser ouvida por Dilma Rousseff, afirma Jeremias Xavante




O índio Jeremias Xavante, vereador do município de Campinópolis (MT), solicitou aos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) que viabilizem um encontro entre a comunidade indígena e a presidente eleita Dilma Rousseff. O pedido foi feito nesta sexta-feira (19), em Plenário, durante a sessão de homenagem a todas as pessoas que ainda são vítimas de discriminação e preconceito na sociedade brasileira.

Jeremias Xavante denunciou a discriminação racial e afirmou que as comunidades indígenas têm diminuído drasticamente. Ele também reclamou de decreto editado pelo Governo Federal que determina a reformulação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

- As principais lideranças indígenas do país foram alijadas desse processo, pois não foram consultadas sobre o decreto 7.056/09 - afirmou o índio xavante.

Ele disse que algumas etnias brasileiras de índios estão sendo massacradas. O desejo da comunidade indígena, declarou, é a sobrevivência dos índios.

- Temos o direito de ser ouvidos pela presidente eleita, para que ela saiba realmente o que está acontecendo no Brasil com as populações indígenas" - concluiu Jeremias Xavante.



19/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nos EUA, Dilma Rousseff afirma que o Brasil repudia o protecionismo cambial

Parcerias são essenciais para evolução do PAC, afirma Dilma Rousseff

Heráclito Fortes afirma que Dilma Rousseff está na "frigideira"

Funai, Caixa e cooperativa indígena assinam contrato para construção de casas Xavante

Oposição quer que Dilma Rousseff se explique ao Congresso

Dilma Rousseff quer equilíbrar relações econômicas entre os países da América Latina