Heráclito Fortes afirma que Dilma Rousseff está na "frigideira"



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou, em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (28), que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está na "frigideira". Um indício desse fato, segundo ele, é a notícia de que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, montou um banco de dados com informações sobre despesas com cartões corporativos durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

A disputa dentro do governo pela candidatura do PT à Presidência da República em 2010, disse Heráclito, é uma das razões para a "fritura" da "Dama de Ferro". A dois anos da eleição presidencial, os fatos atuais, na interpretação do senador, apenas mostram o que está por acontecer.

Heráclito disse que o governo Lula quer manter em segredo suas contas e escancarar as contas do governo passado. O parlamentar pelo Piauí acrescentou que a maneira "como entregaram a assessora mostra que a informação cai de pára-quedas na sexta-feira, para a queimação de fim de semana" - período durante o qual, segundo ele, não existe nada que amenize o caldeirão fervente.

- Os aloprados, os sanguessugas, os malversadores de dinheiro público não querem pensar nem de longe no nome dessa senhora como possibilidade de candidatura a presidente da República, porque [ela] é tida como intransigente, cobradora das ações de governo, e, até então, se diz que não convive com corrupção - declarou o senador.

Para Heráclito, um governo comandado "por essa mulher de ferro" - título que, segundo lembrou, é atribuído a Dilma Rousseff pelos próprios integrantes do governo - não é o melhor lugar do mundo "para quem vive há algum tempo navegando nas marés e nas ondas confortáveis do Erário brasileiro", completou.

Heráclito Fortes disse que nunca lhe passou pela cabeça acusar Dilma Rousseff pelo vazamento de informações, mas afirmou que ela tem a responsabilidade de responder pelas ações praticadas no âmbito da Casa Civil e do Palácio do Planalto. Por isso, na opinião do parlamentar, a ministra deve comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos para esclarecer os fatos.

- Vazaram dali as informações e ela é a gestora substituta do presidente da República, pois coordena os outros ministros na execução dos programas e projetos do governo - explicou Heráclito.



28/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes afirma que o Piauí está fora do PAC

Vereadores são indispensáveis, afirma Heráclito Fortes

Heráclito Fortes diz ter ficado assustado com agressividade de Dilma

Heráclito Fortes afirma que crédito orçamentário por Medida Provisória é inaceitável

Heráclito Fortes afirma que Adservis deve regularizar situação de terceirizados

Heráclito Fortes afirma que o Brasil ignorava a falta de recursos das Forças Armadas