Conama comemora 30 anos e ensina como viver em uma democracia representativa



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, declarou nesta quarta-feira (31) que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) há 30 anos ensina o Brasil a viver em uma democracia representativa. Segundo ela, foi por meio do Conama que a sociedade começou a ser ouvida, mesmo em uma época em que esse comportamento era considerado temerário. "Faço parte desse conselho há 27 anos e ele nunca foi questionado sobre sua ética", disse.

Para a ministra, os desafios ambientais são imensos, mas se tornam pequenos diante da magnitude do Conama. Ela enfatizou que a força do conselho vem de seus representantese do debate que estão fazendo sobre desenvolvimento sustentável. "Aprendam que o País mudou. Basta ver a classe média brasileira para enxergar a nova agenda ambiental que o Brasil está pedindo."

Durante seu pronunciamento, que ocorreu durante a comemoração de aniversário do órgão, a ministra Izabella disse lamentar as pessoas que ainda discutem sobre se o Conama deve ou não existir. "Parece que essas pessoas não sabem nem sequer que o Brasil é o único País do mundo que tem na letra de seu Hino Nacional a defesa do meio ambiente. Quando assumi o Conama, em 2008, encontrei um ambiente de esvaziamento do conselho. Coloquei-me totalmente ao contrário desta postura e prometi que iríamos reerguer -lo." Segundo Izabella Teixeira, todos devem entender que meio ambiente é parte do desenvolvimento ambiental.

A ministra garantiu que, atualmente, o Conama passa pela idade da razão e tem como desafio imediato a realização da Rio+20, que vai reunir, de 4 a 6 de junho, no Brasil, os chefes de estado do mundo todo para debater o desenvolvimento em bases sustentáveis. "Vamos para o futuro discutindo a economia verde e a erradicação da pobreza e, ao mesmo tempo podemos ter um retrocesso na legislação ambiental, mas isso também é democracia", avaliou.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



31/08/2011 17:12


Artigos Relacionados


O Democracia ensina como planejar os gastos pessoais

Postal revida os ataques a democracia representativa

Frédéric Gros: A internet obrigará a democracia representativa a se reinventar

Michel Temer diz que Brasil precisa viver a democracia da eficiência

MARINA COMEMORA 20 ANOS DO PT COMO VOZ E ESPAÇO POLÍTICO DOS EXCLUÍDOS

Sarney dá posse a comissão de reforma do Código Eleitoral e analisa a crise da democracia representativa